O programa de fim de semana da Sofia, de 6 anos, foi diferente. A pequena moradora de Porto Velho foi uma das participantes do plantio de árvores promovido pela Prefeitura no último sábado (6).
Fabiana Bezerra, de 37 anos, acompanhou a filha durante o plantio. A bióloga diz que sempre procura abordar a temática dentro de casa. “Sempre busco orientar as minhas filhas sobre o cuidado com o meio ambiente. Trabalhar a consciência ambiental desde a infância vai permitir que elas sejam adultas conscientes da importância de um meio ambiente equilibrado”, afirma.
O plantio do último sábado marca o início de uma série de ações previstas para acontecer durante a Semana do Meio Ambiente. Mais de 30 mudas de árvores nativas da Amazônia foram plantadas no Skate Park, o espaço público destinado à prática de esporte e lazer no cruzamento das avenidas Guaporé e José Amador dos Reis, bairro Cuniã.
As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) chegaram cedo para a montagem do evento. Segundo o secretário da pasta, Alexandro Pincer, a proposta é estimular toda a população a ter compromisso com a proteção ambiental.
“A escolha do local foi estratégica. Este é um espaço frequentado. Buscamos estimular o sentimento de pertencimento da população para com os espaços arborizados e o meio ambiente como um todo”, explica o secretário.
As mudas plantadas vieram do viveiro municipal. São espécies como andiroba e ipê, que são adaptadas ao clima amazônico e ideais para o projeto de arborização implementado pela Prefeitura.
Atualmente, o Município mantém o programa Mais Verde Porto Velho, que prevê a arborização de vários pontos da cidade. O trabalho já chegou aos bairros Flamboyant, Lagoa e Conceição, onde mudas de árvores são plantadas logo após a finalização de obras de infraestrutura.
“A capital está inserida em um cinturão verde, no núcleo da Floresta Amazônica. Nosso objetivo é restaurar esse ecossistema através do plantio de 80 mil árvores”, explica Alexandro.
A Sema realiza, ao longo do ano, diversas atividades para promover o cuidado com o meio ambiente. A pasta atua na educação ambiental, fiscalização das áreas urbanas e rurais, além do cuidado das Áreas de Proteção Permanente (APP’s) pertencentes a Porto Velho.
“Não podemos lembrar do meio ambiente só durante essa data. Esse tipo de trabalho reforça a importância de atuar para que tenhamos uma cidade mais verde com apoio dos moradores”, afirma o secretário-adjunto da Sema, Júnior Cavalcante.
Para Fabiana, as ações da Prefeitura têm um papel primordial na construção da consciência ambiental das futuras gerações. “Se educarmos nossas crianças sobre a importância de respeitar e preservar o meio ambiente, não precisaremos reeducá-las quando forem adultas e a natureza, com certeza, terá mais chances de resistir”, acredita a bióloga.