A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na tarde de quinta-feira (4) um momento histórico com a primeira sessão itinerante extraordinária da Casa de Leis no município de Buritis. O ponto de destaque no pronunciamento dos deputados estaduais foi a moratória da soja, a qual tem sido imposta por multinacionais contra a agricultura rondoniense.
A solenidade, presidida pelo deputado estadual Delegado Lucas (PP), foi realizada no segundo dia da 7ª Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) no Parque de Exposições Mauro Roberto.
Inicialmente foram prestadas homenagens a 16 personalidades que participaram do crescimento do município de Buritis e da região, os quais foram indicados pelos deputados estaduais Delegado Lucas e Ribeiro do Sinpol (PRD), em Comissão Geral. Em seguida, foi feita a transferência para a sessão itinerante extraordinária da Casa de Leis.
Os deputados estaduais manifestaram sua insatisfação com a moratória da soja, proposta por multinacionais, que teriam se comprometido a não adquirir a soja produzida em áreas do Bioma Amazônico. A medida, de acordo com a Aprosoja Rondônia, vai proporcionar uma queda na qualidade dos serviços públicos e inviabiliza em cheio o setor produtivo rondoniense.
Proponente da sessão itinerante extraordinária em Buritis, o deputado estadual Delegado Lucas revelou que este foi um momento histórico na trajetória do município. “Agradecer a Deus por essa oportunidade, pois é um momento de celebração por trazer para Buritis essa sessão itinerante da Assembleia. É motivo de orgulho para nosso município, fico feliz de ter sido o proponente para trazer essa solenidade e agradeço ao presidente da Assembleia, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), e aos demais parlamentares por oportunizarem essa sessão inédita em nosso município”, frisou o parlamentar.
O Primeiro Secretário da Alero, deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) valorizou o trabalho executado pela Casa de Leis em buscar aproximar as ações com a população do município. “Quero agradecer a todos os produtores, prefeitos, vereadores e sociedade civil que estiveram presentes em nosso estande . Parabenizar o deputado Lucas pela propositura dessa sessão dando a oportunidade das pessoas conhecerem os deputados e os trâmites da Assembleia Legislativa”, destacou o deputado Cirone Deiró.
A decisão foi assegurada por meio do Projeto de Resolução Nº 64/2024, que convocou sessão itinerante extraordinária e transferiu a sede do Poder Legislativo para o município de Buritis com o objetivo de disseminar conhecimento por meio da Escola do Legislativo, por meio de palestras e cursos, além de aproximar os deputados estaduais da população da região.