-Publicidade-
Início Destaque Semana do Meio ambiente pede reflexão sobre futuro

Semana do Meio ambiente pede reflexão sobre futuro

Prefeito da capital defende uma Porto Velho sustentável pensando nas futuras gerações

Um bom momento para pensar e começar a trabalhar Porto Velho como uma cidade sustentável. Essa foi a ideia lançada pelo prefeito dr Hildon Chaves na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente (Semeia) 2017, evento realizada pelo município em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado, setor produtivo e organizações não-governamentais. A programação encerra na próxima sexta-feira (10).

Para o prefeito dr Hildon Chaves, trabalhar Porto Velho como uma cidade sustentável é uma medida necessária e urgente que precisa ser tomada com vista as futuras gerações de porto-velhenses. Por isso a capital não pode dissociar o planejamento de suas políticas públicas e de desenvolvimento, dos projetos de preservação do meio ambiente e do uso consciente de seus recursos naturais, visando o seu desenvolvimento econômico.

Dr Hildon entende que é perfeitamente possível associar desenvolvimento e preservação ambiental sem prejuízo a uma das duas vertentes. Ao fazer essa defesa, o prefeito criticou a atitude do presidente norte-americano, Donald Trup, que semana passada retirou o país do Acordo de Paris, tratado firmado em 2015 por 196 países com o intuito de reduzir o aquecimento global. Os Estados Unidos são o segundo maior poluidor do planeta.

Essa história de que permanecer no acordo prejudicaria a economia americana é pura balela. Hoje se sabe perfeitamente que é possível trabalhar o viés econômico ‘lincado’ com o preservacionismo ambiental, ou seja, é possível se desenvolver utilizando recursos naturais por meio do manejo sem danos a esses recursos. É possível se planejar a cidade, o estado e o país de acordo com regras de sustentabilidade, de práticas sustentáveis sem prejuízo a ambos”, disse.

No caso de Porto Velho, esse projeto iniciou com o mutirão de limpeza no início de sua administração, medida que contribuiu para uma redução drástica dos casos de dengue, chikungunya, e zika vírus, uma ação que tem tudo a ver com sustentabilidade. Outra medida importante nesse sentido será a construção do aterro sanitário da cidade, que virá junto com o a implantação do sistema de coleta seletiva.

O prefeito dr Hildon Chaves também defendeu a sustentabilidade, como forma de atrair novos empreendimentos à cidade. “Vejo aqui no auditório muitos jovens e planejar uma cidade sustentável é pensar uma cidade melhor para a nossa juventude, com melhor qualidade de vida e postos de trabalho. Por isso estamos tornando a cidade mais atrativa aos empresários com a implantação do sistema eletrônico de licenciamento ambiental”, frisou.

O sistema foi acionado pelo próprio prefeito na abertura do evento. Com o licenciamento eletrônico, a emissão do documento que chegava a durar quatro meses, será feito agora num prazo de 30 dias, uma redução de tempo significativa que facilitará a instalação de novas empresas em Porto Velho, medida defendida pelo prefeito para tirar a capital da chamada economia do contracheque, que faz a economia se mover mais lentamente por depender do salário dos servidores públicos.

A prefeitura era totalmente hostil à implantação de novas empresas, por causa da burocracia. E esse quadro precisava ser mudado urgentemente e é o que estamos fazendo agora. A vinda de novos empreendimentos é fundamental para assegurar emprego aos jovens, às futuras gerações. Isso é pensar a cidade daqui a vinte, trinta, cinquenta anos. Sustentabilidade e desenvolvimento, é o que queremos”, enfatizou.

A solenidade aconteceu no auditório do Senac e além do prefeito da capital, teve a presença do subsecretário Robson Damasceno, da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema); da representante do Ibama, Francisca Santos; do superintendente da Funai, Pedro Vilar, do diretor regional do Senac, Hilton Pereira do presidente do Crea, Nélio Alencar; a deputada federal, Mariana Carvalho e alunos do Senac.

Fonte:Assessoria

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile