Mesmo diante de um período com baixos índices de chuva, o Setor de Endemias da prefeitura de Cacoal, em Rondônia, emitiu um alerta sobre o aumento na proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.
Os profissionais de saúde do município alertam para os riscos iminentes e a possibilidade de superlotação nas unidades de saúde, devido ao crescente número de criadouros do mosquito identificados na região.
Sintomas comuns dessas doenças, como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, têm preocupado a população e intensificado a busca por medidas preventivas.
O Setor de Endemias enfatiza a importância da eliminação de locais com água parada, potenciais criadouros do mosquito, e ressalta a necessidade de uma participação ativa e consciente de toda a comunidade na luta contra o Aedes Aegypti.
A manutenção da limpeza e a adoção de práticas simples, como manter caixas d’água bem fechadas e eliminar recipientes que possam acumular água, são apontadas como essenciais para conter a proliferação do mosquito e, consequentemente, a disseminação das doenças.
As autoridades de saúde de Cacoal continuam vigilantes e atuantes, reforçando as campanhas de conscientização e controle, visando proteger a saúde da população e evitar um surto das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.