Até o momento, as temperaturas continuarão bastante elevadas em boa parte do Brasil. Na Região Norte, os termômetros alcançarão índices muito quentes, principalmente a partir do dia 21, quando os rondonienses poderão ver as temperaturas chegando à casa dos 40ºC.
No decorrer dos dias, até a virada de setembro, o tempo se manterá firme, com um calor sufocante. Mas nem tudo estará perdido. Agosto ainda verá a chegada de uma massa de ar polar que entrará no Brasil entre os dias 23 e 26.
Essa massa de ar frio será soprada para o território nacional a partir da Argentina e do Uruguai. No Brasil, o impacto começará a ser sentido entre os dias 23 e 24. De acordo com o Instituto MetSul, esse frio deverá favorecer a queda das temperaturas em alguns estados do Norte e do Centro-Oeste. Além disso, o fenômeno climático será determinante para reduzir o clima quente.
Por se tratar de um frio de origem continental, o MetSul explica que a incursão se dará a partir do interior da América do Sul, fazendo com que as baixas temperaturas sejam acentuadas em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Nesta parte do país, o ar gelado chegará em forma de friagem, podendo atingir Rondônia, Acre e o sul do Amazonas. Texto baseado em informações do MetSul.