-Publicidade-
Início Esporte Presidente do Barça diz que Fair Play Financeiro atrapalha renovação de Messi

Presidente do Barça diz que Fair Play Financeiro atrapalha renovação de Messi

Laporta não revelou detalhes sobre a negociação com Messi

A partir desta quinta-feira, Lionel está sem contrato com o Barcelona. O craque argentino está sem clube pela primeira vez na carreira e pode acertar com qualquer time do mundo. Apesar disso, o presidente do Barça, Joan Laporta, confia na renovação com o atacante. Segundo ele, o acerto só não saiu ainda por causa das regras de Fair Play Financeiro.

 

“Queremos que ele fique e Leo quer ficar, está tudo indo bem. Ainda temos que lida com esta questão do Fair Play Financeiro. Estamos em processo de encontrar a melhor solução para ambas as partes”, declarou o presidente do clube espanhol, em entrevista à rádio Onda Cero.

Laporta não revelou detalhes sobre a negociação com Messi. Mas o contrato anterior do argentino, assinado em 2017, rendeu ao craque 138 milhões de euros (cerca de R$ 814 milhões) por temporada. O novo vínculo deve contar com um corte de salário para o ídolo, mas as partes não revelam os números.

O clube catalão passa por crise financeira em razão da pandemia e dos gastos excessivos da última gestão, comandada por Josep Maria Bartomeu, a quem Laporta substituiu em março. Quando voltou ao clube, que comandara em outros momentos, o presidente anunciou uma dívida de 1,2 bilhão de euros (R$ 7 bilhões).

“As finanças estavam pior do que eu imaginava”, declarou, recentemente. O dirigente afirmara também que a folha de pagamentos do clube alcançara 650 milhões de euros. A organizadora do Campeonato Espanhol reduziu o teto salarial do Barça de 671 milhões de euros, na temporada retrasada, para 383 milhões de euros, na última temporada europeia. O teto da nova temporada será anunciado nos próximos dias, o que deve influenciar diretamente na negociação entre Barça e Messi.

O acerto, se acontecer, só deverá ser efetivado depois da disputa da Copa América. O atacante está integrado à seleção argentina para a competição no Brasil, que será encerrada no dia 10 deste mês.

Messi assinou seu primeiro contrato profissional com o time espanhol em 2005 e não vestiu a camisa de nenhum outro clube desde então. Até aqui são 778 jogos, com 672 gols e 264 assistências. Além disso, conquistou quatro títulos da Ligas dos Campeões da Europa e 10 do Campeonato Espanhol, entre outros triunfos – são 33 no total.

O argentino chegou a ficar perto de deixar o Barça antes da temporada passada, mas não conseguiu rescindir o seu contrato de maneira amigável. Na época, com o presidente Josep Maria Bartomeu no comando, o argentino esteve próximo do Manchester City, que é treinado pelo espanhol Pep Guardiola, seu ex-treinador no clube espanhol.

Outra questão é o seguro do jogador. Caso Messi se machuque na Copa América, a Associação de Futebol Argentino (AFA, na sigla em espanhol) terá que arcar com os custos. Por outro lado, o Barcelona não pode vender camisas ou fazer qualquer ação com o craque visando a temporada 2021-2022.

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile