quinta-feira, outubro 8, 2026
Início Brasil PF vai investigar incêndio na Universidade Federal de Pernambuco

PF vai investigar incêndio na Universidade Federal de Pernambuco

PF vai investigar incêndio na Universidade Federal de Pernambuco

A Polícia Federal (PF) informou nesta quinta-feira (8) que abrirá um inquérito policial para investigar o incêndio de grandes proporções que atingiu a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na noite da última quarta-feira (7).

Segundo a corporação, o objetivo da investigação é “apurar todas as circunstâncias e causas prováveis” do incidente.

O reitor da instituição, Alfredo Gomes, estima que as chamas tenham causado um prejuízo de R$ 100 milhões.

“Outra grande perda no laboratório foram as pesquisas. Funcionavam ali vários grupos de pesquisa, em torno de 80 dissertações e teses de doutorado. É uma perda irreparável porque são dados de 20 anos de pesquisa que também eram guardados nos espaços”, afirmou Gomes.

A PF informou que já conversou com o reitor e com o comando do Corpo de Bombeiros. Além disso, peritos federais foram deslocados para a UFPE para realizar a perícia no local.

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, Alfredo Gomes pontuou que o prédio atingido — que abrigava diversos laboratórios — é antigo, mas ressaltou que manutenções e revisões na rede elétrica eram realizadas regularmente.

Embora houvesse material inflamável nos laboratórios, o reitor descartou, a princípio, que esses produtos tenham sido a causa do fogo.

“Estamos querendo entender mais profundamente as causas para, dessa forma, poder tomar as providências necessárias.”

Ele acrescentou que haverá uma reunião com o comandante do Corpo de Bombeiros e que instâncias internas da universidade foram convocadas para apurar o ocorrido.

“Acionamos também a Polícia Federal, como é de praxe, para fazer a investigação. Não temos nenhuma ideia específica da causa. Precisamo ouvir a perícia para chegar a uma conclusão”, declarou.

Incêndios em série

Este foi o terceiro incêndio registrado em instalações da UFPE em menos de duas semanas. No dia 30 de setembro, as chamas atingiram o Laboratório de Óptica Não-Linear do Departamento de Física, causando danos significativos à sala.

Já no último domingo (4), um novo foco de incêndio ocorreu no Laboratório de Citogenética e Evolução Vegetal, pertencente ao Centro de Biociências. De acordo com a universidade, esses dois primeiros incidentes ficaram restritos às salas onde tiveram início e não deixaram vítimas.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here