sexta-feira, outubro 9, 2026
Início Porto Velho Política Senador Bagattoli apresenta PL que vai custear os salários dos servidores após...

Senador Bagattoli apresenta PL que vai custear os salários dos servidores após a PEC da Transposição

A PEC 47/2023, que trata da transposição dos servidores do ex-território de Rondônia, já tramita na Câmara dos Deputados após ser aprovada, no último mês, na CCJ da Casa.

Além de ter tido grande articulação para a aprovação da proposta, o senador Jaime Bagattoli (PL) agora apresenta um projeto de lei para custear os salários e aposentadorias desses servidores.

Na prática, o PL 5396/2026 busca garantir que 1% dos royalties vindos da exploração de petróleo e gás na Margem Equatorial sejam destinados para esse fim. “O objetivo aqui é claro, garantir uma receita segura e permanente assim que haja a aprovação e sanção da PEC. Dessa forma, a gente não impacta, de imediato, os cofres públicos e garante, na outra ponta, a segurança jurídica aos futuros servidores que vão integrar os quadros da União”, defende o senador.

Após ser aprovada na CCJ, a PEC 47/2023 agora segue tramitação especial na Câmara dos Deputados até a apreciação em Plenário.

EMPENHO E COBRANÇA

Desde a primeira metade deste ano, Bagattoli vinha cobrando do presidente da Câmara, Hugo Motta, o início imediato da tramitação da PEC, destacando o parecer do relator.

Logo que assumiu o mandato, Bagattoli foi um dos senadores que assinou o desarquivamento da PEC 07/2018 em março de 2023 e lutou para que ela fosse aprovada por unanimidade no Senado Federal, a fim de garantir que ela chegasse fortalecida na Câmara dos Deputados.

 

Comentários