Setic simplifica acesso aos serviços públicos do Estado por meio de agendamento online

O movimento como plataforma está forte em todo o mundo e o Portal do Cidadão trouxe para o Estado de Rondônia vantagem para um melhor desempenho no ranking da ABEP-TIC

Em funcionamento desde junho deste ano, o Portal do Cidadão, desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, permite o agendamento online de serviços oferecidos pelo Tudo Aqui. Desde o lançamento, foram realizados 1.684 agendamentos pela plataforma e 990 já foram concluídos.

A iniciativa atende o pedido da Superintendente de Gestão de Gastos Públicos Administrativos – Sugesp e beneficia os cidadãos, dando a estes a alternativa de agendar atendimento sem a necessidade de se deslocarem até uma unidade do Tudo Aqui no Estado, chegando até elas apenas para receberem o serviço na data escolhida.

A gerente de Projeto da Setic, Monike Izzo, explicou que o Portal do Cidadão tem como base a Lei n° 14.129/2021, Governo Digital, que objetiva promover o aumento da eficiência pública por meio da transformação digital. ‘‘Por meio da carta de serviços disponível na plataforma, os cidadãos podem se programar, e isso ajuda muito, pois otimiza o tempo e também recurso com deslocamento, pois terá garantia que será atendido conforme data agendada’’.

AVANÇO TECNOLÓGICO

A Lei prevê como princípios e diretrizes, a permanência do atendimento presencial, de acordo com as características, a relevância e o público-alvo do serviço, desta forma o atendimento online funciona como um acréscimo para a administração pública, e uma possibilidade mais prática para a população acessar a oferta de serviços públicos. ‘‘Trabalhamos no Portal com uma forma de acesso intuitiva e com a linguagem cidadã, com a premissa de ser clara e objetiva, onde o usuário consegue localizar as informações que precisa’’.

A Product Owner, Gezinéia Costa, que trabalha no desenvolvimento do produto, ou seja, a parte estrutural da plataforma, destacou o empenho de todos no tocante à facilitação ao acesso dos cidadãos para os serviços públicos. ‘‘Todos os envolvidos na construção dessa plataforma demonstraram empenho desde a primeira reunião de alinhamento e ficamos felizes a cada resultado. Nosso Estado está caminhando bem, fazendo uso da tecnologia para ampliar a inclusão social’’.

O movimento como plataforma está forte em todo o mundo e o Portal do Cidadão trouxe para o Estado de Rondônia vantagem para um melhor desempenho no ranking da ABEP-TIC, que avalia a oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. Um estado bem avaliado no eixo tecnológico pode atrair mais investimentos, gerando desenvolvimento, fomento à inovação e ao empreendedorismo e bem-estar para a sociedade.

EXPANSÃO

 O gerente de Projeto da Setic, Eduardo Souza, informou que a Setic trabalha para que os atendimentos aos cidadãos também aconteçam pelo Portal, sem a necessidade do comparecimento presencial. A fase agora é de testes pelos desenvolvedores ‘‘Os cidadãos irão receber os atendimentos totalmente remotos de serviços, onde essa alternativa é possível. Isso é muito bom, especialmente para os que moram longe das unidades do Tudo Aqui’’, assinala.

Ele explicou ainda que, já se planeja disponibilizar serviços além dos que são ofertados no Tudo Aqui, unificando assim, os atendimento ao público de todas as secretarias estaduais, para então avançar e assim contemplar os serviços oferecidos pelos municípios.

Eduardo explica que outro serviço que está sendo aperfeiçoado é da metodologia de avaliação pelo cidadão, para que aqueles que são atendidos possam apresentar satisfação ou relatar problemas para serem corrigidos. ‘‘A experiência do usuário tem que ser a melhor possível dentro do Portal do Cidadão’’. E foi o que aconteceu com o atendente ao público, Natan Cardoso, que precisava de um documento para garantir uma vaga de emprego, e conseguiu obter o que precisava no tempo oportuno devido ao agendamento online.

 ”Eu moro em Alto Paraíso, e precisa urgentemente fazer meu RG para ocupar uma vaga, e através do Portal do Cidadão do Governo eu fiz o agendamento do atendimento no formato presencial para Porto Velho, e consegui verificar as documentações necessárias que deveria levar. Consegui receber, de forma ágil, o protocolo de emissão do RG, que apresentei na empresa em que fui contratado”.

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