Plano de ação da Saúde contempla abastecimento de farmácias, troca de equipamentos e reforma de UBS

O prefeito Léo Moraes destacou a necessidade do engajamento de todos

Com a Situação de Emergência na Saúde decretada na segunda-feira (27), em Porto Velho, a Prefeitura de Porto Velho segue com o plano de ação estratégico com o objetivo de entregar um sistema de saúde eficiente e digno à população.

De acordo com Léo Moraes, a decisão foi tomada após fiscalização minuciosa que constatou a desassistência em saúde no município de Porto Velho, condição que exige uma ação integrada e multifacetada que irá levar em consideração todos os serviços oferecidos à população.

“É crucial o engajamento de todos os atores sociais e políticos, para que as soluções adotadas se tornem sustentáveis e realmente eficazes no enfrentamento à crise”, destacou o prefeito Léo Moraes.

UNIDADES BÁSICAS

onsideradas como o primeiro acesso do cidadão ao serviço público de saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínicas Municipais receberão ações prioritárias, começando pelo fortalecimento do Departamento de Atenção Básica (DAB). Conforme o relatório apresentado pela Prefeitura, foram detectadas unidades básicas de saúde fechadas devido à falta de equipamentos e de servidores, sendo que algumas delas foram descritas como estando em situação de completa ruína.

A partir do plano de ação anunciado pelo prefeito Léo Moraes, as unidades sob competência do DAB irão passar por um trabalho que as tornarão eficientes e dignas à população que busca socorro médico. O plano de ação emergencial da saúde em Porto Velho contempla a previsão da troca de equipamentos utilizados nas unidades de saúde de Porto Velho.

FARMÁCIA MUNICIPAL

Farmácia Municipal deverá passar por um amplo processo de reestruturação

Desabastecida, a farmácia da Prefeitura de Porto Velho deverá passar por um amplo processo de reestruturação, visando a eficiência, variedade e economicidade, colocando um ponto final na problemática do acesso dos cidadãos aos medicamentos.

O plano de ação emergencial da Prefeitura de Porto Velho tem como foco a aquisição de 100% dos insumos e medicamentos de competência da rede municipal, acabando com o desabastecimento e ineficiência constatada nos processos de aquisição.

COVID-19

Se tornando um vetor de preocupação entre os moradores de Porto Velho desde o início de 2025, o combate à covid-19 também está contemplado no plano de ação emergencial apresentado pela Prefeitura.

Entre as medidas que serão adotadas está o total abastecimento dos testes e imunizantes da covid-19 dentro de todas as unidades de saúde, o que garantirá o impedimento do contágio e consequente superlotação da rede pública de saúde na cidade.

A Situação de Emergência está oficializada através do Decreto nº 20.763, de 27 de janeiro de 2025, assinado pelo prefeito Léo Moraes, e fundamentada em relatório técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!