quarta-feira, março 18, 2026
Início Brasil Política Plano de Cunha prevê nova tentativa de delação com Dodge na PGR

Plano de Cunha prevê nova tentativa de delação com Dodge na PGR

Ex-deputado teria optado por entregar proposta mais branda aos investigadores, de forma proposital, para que ela fosse rejeitada e ele conseguisse um acordo com mais benefícios, negociado com nova procuradora-geral

Após os procuradores da Lava Jato rejeitarem a proposta de delação premiada do ex-deputado Eduardo Cunha, por considerarem as provas apresentadas por ele “omissas e inconsistentes”, pessoas próximas ao político afirmam que ele ainda não desistiu de dar o seu depoimento e, em troca, ser beneficiado por ter contribuído com a força-tarefa.

Uma fonte ouvida pelo O Globo conta que Cunha entregou, de forma proposital, uma proposta “leve” à equipe do atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com o intuito de ela ser recusada.

Isso porque o ex-deputado pretende esperar que Raquel Dodge assuma o cargo, no próximo dia 18 de setembro, para tentar, mais uma vez, a delação.

A ideia é conseguir um acordo com mais benefícios e menos aliados políticos delatados.

Outra linha estudada por Cunha e seus advogados seria uma mudança de postura do Supremo Tribunal Federal (STF) com a saída de Janot e a posse de Dodge. O ex-deputado acredita que pode ser mais fácil conseguir um habeas corpus junto à Corte com o atual chefe do Ministério Público Federal (MPF) fora de cena.

Eduardo Cunha está preso desde outubro do ano passado e foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a 15 anos e 4 meses de prisão, por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Os depoimentos do ex-deputado eram dos mais esperados, devido à proximidade que ele tinha com vários políticos, inclusive com Michel Temer. A expectativa era, inclusive, que as revelações pudessem balizar novas denúncias da PGR contra o presidente.

Comentários

Deixe seu comentário