Em Londres, ministro Barroso diz que Brasil criou uma sociedade viciada no Estado

O ministro do STF falou no Fórum Brasil-Reino Unido neste sábado

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso disse neste sábado (5.mai.2018) que o Brasil tem uma sociedade viciada em Estado. Barroso discursou em Londres durante o Fórum Brasil-Reino Unido, na Universidade de Oxford.

Na palestra, o ministro destacou 3 problemas que impedem o Brasil de avançar: o patrimonialismo, uma cultura de desigualdade e desonestidade institucionalizada.

“Criamos uma sociedade viciada no Estado. Temos que expandir a sociedade civil. Essa presença excessiva do Estado gera uma cultura de compadrio e favorecimento que está por trás do loteamento de cargos públicos”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Qualquer projeto no Brasil depende do Estado, de financiamento do BNDES, da Caixa Econômica ou da ajuda do prefeito”, afirmou o ministro.

Após citar estes grandes problemas nacionais, Barroso ponderou que a sociedade brasileira tem tido “a coragem” de “não mais varrer para debaixo do tapete” os casos de corrupção, que segundo ele, é sistêmico.

“A corrupção no Brasil não foi como nós bem sabemos produto de 1 conjunto de falhas individuais, foi uma corrupção endêmica e sistêmica com índices de contágio impressionantes que envolveu empresas estatais, agentes públicos, privados, membros do Executivo, do Legislativo”, disse.

Abaixo, veja a íntegra do discurso de Barroso na Universidade de Oxford.

BRAZIL FORUM
O Brazil Forum UK 2018 será realizado entre os dias 5 e 6 de maio, no Old Theatre da LSE e no auditório da Blavatnik School of Government, na Universidade de Oxford, e tem o objetivo de debater o Brasil contemporâneo.

Além de Barroso, entre os palestrantes de destaque do evento estão a ex-presidente Dilma Rousseff e a pré-candidata a presidência da República Marina Silva, que participará do fórum neste domingo (6.mai).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!