segunda-feira, abril 6, 2026
Início Destaque Jovem que matou ex no sexo é levada para fazer exame psiquiátrico,...

Jovem que matou ex no sexo é levada para fazer exame psiquiátrico, em RO

Justiça pediu exame para saber se Vânia pode cumprir pena no regime semiaberto. Em exame feito em 2016, Vânia foi considerada sociopata.

A jovem Vânia Basílio Rocha, acusada de matar o ex-namorado a facadas no ato sexual, foi retirada do presídio feminino e levada para fazer um exame psiquiátrico em um consultório de Vilhena (RO), na tarde desta quarta-feira (29).

O exame está sendo feito porque a Justiça converteu a pena da jovem de 21 anos para o regime semiaberto. Porém, para que Vânia cumprisse o restante da pena fora do presídio, o juiz Adriano Toldo exigiu que Vânia fizesse um exame psiquiátrico.

Vânia foi retirada do presídio feminino por volta de 15h (hora local) e levada por uma escolta de agentes penitenciários até o consultório no Centro de Vilhena. O exame e o laudo serão feitos pelo médico Adriano Stranieri, mas ainda não existe uma previsão de divulgação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vânia está presa desde dezembro de 2015 por homicídio qualificado. Em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a pena de Vânia foi mantida em 8 e anos e quatro meses no regime fechado, mas ela conseguiu mudar para o semiaberto.

Nesses casos, o preso deve cumprir 2/5 da pena no regime fechado, o que daria mais de três anos na situação de Vania. Porém, além de bom comportamento, Vânia estava fazendo atividades para reduzir a pena no regime fechado.

Como foi a redução de pena?

A cada três dias de trabalho no presídio, Vânia conseguiu reduzir um dia de pena. A cada 12 horas de estudo, ela abateu um dia de prisão. E a cada resenha de livro feita, a pena foi reduzida em quatro dias. A mudança para o semiaberto foi anunciada no fim de junho deste ano.

Vânia matou o ex a facadas durante o ato sexual, na casa dele, em dezembro de 2015. Na época, ela confessou o crime e disse: “queria matar alguém”. Antes do assassinato, a jovem chegou a escrever um post no Facebook, afirmando não ter sido uma má namorada. O crime teve repercussão nacional.

Sociopatia

Um laudo feito em 2016 apontou que Vânia é sociopata – pessoa com transtorno de personalidade antissocial. Mesmo com o resultado, A Justiça Estadual fisse que Vânia não poderia ser isenta de responder por seus atos judicialmente.

Em setembro de 2016, a acusada foi condenada pela morte e fez cara de fúria ao ouvir a sentença. Um ano depois, em setembro de 2017, a jovem foi agredida por uma detenta e chegou a sair para registrar boletim de ocorrência.

Comentários

Deixe seu comentário