Ministério das Relações Exteriores russo anuncia expulsão do embaixador da Estônia

Conforme a nota divulgada pela pasta, o representante diplomático precisará deixar Moscou até o dia 7 de fevereiro

A Rússia anunciou a expulsão do embaixador da Estônia em reação a uma postural de “total russofobia” do governo de Talin, anunciou o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (23).

Conforme a nota divulgada pela pasta, o representante diplomático precisará deixar Moscou até o dia 7 de fevereiro e as relações serão reduzidas “a nível de encarregados em assuntos temporários”.

“A liderança estoniana demoliu, nos últimos anos, toda a complexa relação com nosso país. Agora, a Estônia deu um novo passo hostil reduzindo radicalmente o número de diplomatas da embaixada russa em Talin. Um passo que confirma a linha de desagregação das relações entre os nossos países”, acrescentou o ministério.

Em resposta, a chancelaria da Estônia anunciou que “continuará a aplicar o princípio de igualdade” e expulsará o embaixador russo para que “o corpo diplomático no país seja numericamente equivalente aquele estoniano na Rússia”.

O anúncio da expulsão também ocorre no mesmo momento em que os estonianos aprovaram o maior pacote de ajuda militar para a Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro do ano passado.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!