Para preservar a vida, Detran-RO realiza mais de 300 ações de fiscalização em Porto Velho

Seis temáticas para a redução do número de sinistros foram trabalhadas

A falta de atenção e imprudência são fatores protagonistas em sinistros de trânsito. Tais ações podem ser evitadas com atitudes prudentes. Com o objetivo de alertar os condutores de veículos em Porto Velho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) tem intensificado as ações fiscalizatórias na capital. Somente nos primeiros sete meses de 2024, o Detran-RO realizou mais de 300 ações de prevenção e promoção à vida na Capital.

O Departamento Estadual de Trânsito, através da Diretoria Técnica e Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT),  trabalhou em seis temáticas desenvolvidas estrategicamente para a redução do número de sinistros, sendo elas:

“Duas Rodas Uma só Vida” e “Corta Giro”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre janeiro e julho de 2024, foram realizadas 55 operações destinadas à combater as infrações de trânsito cometidas por motociclistas em Porto Velho. Além de promover a fiscalização, a ação também atuou na linha da educação e conscientização no tráfego nas vias.

“Operação Lei Seca” e “Apoio Operacional e Logístico”

Durante sete meses de trabalho, o Detran-RO também promoveu ações de combate à embriaguez no volante e de apoio operacional e logístico em grandes eventos na capital rondoniense. Os projetos desenvolvidos têm a finalidade de promover educação, conscientização e segurança no trânsito.

O diretor-técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito, Brenno Victor explicou que, o trabalho é de fundamental importância para garantia de um trânsito seguro. “Nosso objetivo é proteger a vida, não trazer prejuízos ao cidadão, mas sim cuidar do seu maior bem. A presença da fiscalização é um fator que inibe a conduta imprudente da população, consequentemente, garante segurança e conscientização no trânsito.”

“Quatro Rodas Uma Vida” 

Além disso, a Autarquia também promoveu fiscalização convencional, com abordagem de veículos irregulares, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Outra operação destaque no período foi a “Quatro Rodas Uma Vida”, que trabalhou na temática de inspeção de automóveis.

De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, todo o trabalho segue o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), aderido em 2022, que estabelece metas para a redução de, no mínimo, 50% das taxas de mortes no trânsito, no período de 10 anos.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!