segunda-feira, março 16, 2026
Início Destaque Prefeito Hildon Chaves recebe visita de representantes da Energias do Brasil

Prefeito Hildon Chaves recebe visita de representantes da Energias do Brasil

Porto Velho terá expansão da rede elétrica e investimento deve refletir na geração de emprego e arrecadação municipal

Para viabilizar o reforço elétrico em Porto Velho, o município receberá um investimento na ordem de R$ 500 milhões. A notícia foi dada, nesta segunda-feira (8) ao prefeito Hildon Chaves, durante visita de representantes da Energias do Brasil S.A. (EDP Brasil), operadora no setor energético.

O valor do investimento será usado na construção de uma nova linha de transmissão. Segundo o prefeito, Rondônia e Acre serão contemplados com a ampliação da rede elétrica e com reflexo direto em outros setores da economia.

“O empreendimento deve se concretizar em até 18 meses e gerar diretamente 1.500 empregos para portovelhenses e acreanos. Esse investimento gera riquezas e também recursos na ordem de R$ 4 milhões que devem vir na forma dos impostos arrecadados pela Prefeitura”, afirma.

O projeto é do Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia (MME), e faz parte do lote 01, leiloado neste ano pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A proposta é fortalecer o sistema de energia nos dois estados que estão sendo contemplados.

Segundo Eduardo Santarelli, gestor executivo de meio ambiente da operadora, a expectativa é que a obra atraia novas indústrias e fomente o desenvolvimento na região.

“Essa linha de energia vai fortalecer as comunidades ao longo de um percurso de 300 quilômetros de extensão e sendo um circuito independente ao lado dos já existentes da Eletronorte”, informou.

CAPACIDADE E ATENDIMENTO

A capacidade de transmissão da nova linha é de 600 MWh de potência, podendo atender cerca de 420 mil pessoas. A implantação da estrutura vai se estender entre o distrito de Ponta do Abunã, em Porto Velho, e na região do Conjunto Tucumã, em Rio Branco.

Em Porto Velho, já foi dada a entrada ao processo de licenciamento ambiental. Segundo a empresa, a previsão do início dos serviços é para maio de 2022.

REGISTROS

A visita foi acompanhada por Luiz Carlos Piassi, assessor institucional da Energias do Brasil S.A., e pelo deputado federal Coronel Chrisóstomo.

A operadora já atua em seis estados: Mato Grosso, Tocantins, Ceará, Pará, Amapá e Espírito Santo.

Comentários

Deixe seu comentário