Medidas incluem mudanças em semáforos e no itinerário do transporte coletivo
Para aumentar com segurança a fluidez do trânsito, reduzindo as perdas e garantindo que se faça a transposição de maior percurso possível em menos tempo, a Semtran [Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte] iniciou esta semana a implantação do sincronismo semafórico em seis das principais vias de Porto Velho.
A intervenção, depois de concluída, garantirá a preservação da integridade do pedestre, garantindo maior conforto aos usuários dos transportes coletivo e individual, além da eliminação de grandes congestionamentos, inclusive nas transversais, informa o secretário Marden Negrão.
O sincronismo vem sendo implantado nas avenidas Francisco Chiquilito Erse – antiga Rio Madeira, Sete de Setembro, Farqhuar, Governador Jorge Teixeira e Imigrantes, com reflexos nas transversais, o que implica na revisão de todas as linhas de ônibus e linhas principais para sinalização do tráfego.
As mudanças já começaram, segundo o secretário, na Rio Madeira, que vai da zona sul a partir da rodovia BR-364 à zona norte. Para ele, “é fundamental que tenhamos a colaboração dos usuários da sinalização existente quanto ao estacionamento, que garante a fluidez do trânsito”.
DETERMINAÇÃO
As inovações seguem as diretrizes do prefeito dr Hildon Chaves e são encabeçadas pelo secretário Negrão para, além de melhorar e humanizar o setor de transporte em Porto Velho, ao final influirá na redução de riscos de acidentes, “sem contar na eliminação de tempo gasto pelo transporte coletivo”, ressalta Negrão.
Com o sincronismo na Rio Madeira, Sete de Setembro, Jatuarana, Jorge Teixeira, Farqhuar e Jatuarana, “buscamos aumentar a fluidez do trânsito, além de reduzir perda de tempo com a garantia de que se faça a transposição de maior percurso em menor tempo, sem abrir mão da segurança do sistema semafórico”, diz Marden, “garantindo a integridade do pedestre, maior conforto ao usuário de transporte coletivo e do transporte individual”.
De acordo ainda com a Semtran, até a próxima segunda-feira [13] serão feitas mudanças nos itinerários do transporte coletivo de passageiros.
Fonte: Comdecom