Redação Central, 26 mar (EFE).- Campeã mundial e dona de duas medalhas olímpicas, além de ter brilhado na WNBA, a brasileira Janeth Arcain foi indicada nesta terça-feira (26) para o Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (Fiba) junto com outros dez ídolos da modalidade.
Pela seleção brasileira, Janeth foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de 1991 e do Campeonato Mundial de 1994. Além disso, também conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e o bronze na edição seguinte, em Sydney 2000.
No basquete norte-americano, foi tetracampeã da WNBA, de 1997 a 2000, defendendo o Houston Comets, equipe que também contava com estrelas como Cynthia Cooper, Tina Thompson e Sheryl Swoopes. Também foi escolhida para o All Star Game da liga feminina em 2001.
Premiação
A brasileira será condecorada em cerimônia que acontecerá no dia 30 de agosto, véspera da abertura do Mundial Masculino da China, e terá a seu lado, entre outros, o argentino Fabrizio Oberto, integrante da geração de ouro do país vizinho, com um título olímpico (2004) e um vice mundial (2002).
Os outros ex-jogadores homenageados serão o porto-riquenho José ‘Piculín’ Ortiz, o búlgaro Atanas Golomeev, o americano Alonzo Mourning, o egípcio Mohsen Medhat Warda, o tcheco Jiri Zidek e a polonesa Margo Dydek, que morreu em 2011 e receberá título póstumo.
Além deles, serão condecorados três técnicos: a eslovaca Natalia Hejkova, o montenegrino Bogdan Tanjevic e o chinês Mou Zuoyun, morto em 2007. EFE
Pelas redes sociais, Janeth festejou a premiação dada aos principais jogadores de basquete da história.
Fonte:EFE