Com uma campanha instável, o Fluminense quer se despedir do Campeonato Brasileiro com vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2022. Para isso, o primeiro passo é vencer a Chapecoense nesta quinta-feira, às 21h30, no Maracanã, no Rio, pela 38ª rodada.
Na rodada anterior, o Fluminense foi muito mal e perdeu para o Bahia, por 2 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O resultado deixou o time carioca na sétima colocação, com 51 pontos. Dois pontos atrás do Red Bull Bragantino, sexto, com 53.
Para garantir vaga direta na fase de grupos do torneio continental, o Fluminense precisará vencer e contar com pelo menos empate do Red Bull Bragantino diante do Internacional, em Bragança Paulista. Isso porque os times ficariam com os mesmos 54 pontos, mas os cariocas em vantagem no desempate com duas vitórias a mais: 15 a 13. Do contrário, terá que jogar a Pré-Libertadores.
A Chapecoense, por sua vez, entrará em campo já rebaixada, mas com o objetivo de não entrar para a história com a pior campanha da competição. Os catarinenses aparecem na lanterna, com 15 pontos. Precisam da vitória. A pior campanha de um time na Série A atualmente é do América-RN, que somou 17 pontos em 2007.
Pressionado pela vitória, o Fluminense terá que superar os inúmeros desfalques no time titular. O zagueiro Manoel foi expulso, o volante Wellington, o meia Yago Felipe e o atacante Fred receberam o terceiro cartão amarelo e terão que cumprir suspensão.
Para a defesa, David Braz, que ficou de fora contra o Bahia por suspensão, assumirá a condição de titular. No meio-campo, Nonato deverá ser o substituto de Wellington e Martinelli completará o setor no lugar de Yago Felipe. No ataque, Bobadilla e Abel Hernández brigam pela vaga de Fred.
Já a Chapecoense entrará em campo em clima de fim de feira. Isso porque o clube já iniciou o processo de reformulação do elenco para 2022 e anunciou a saída de alguns jogadores, casos do goleiro Keiller, do lateral Matheus Ribeiro e dos volantes Alan Santos e Anderson Leite.
A tendência é que o técnico Felipe Andres siga priorizando a escalação de jogadores que têm contratos vigentes até o ano que vem, além daqueles que ainda estão conversando com a diretoria sobre eventual renovação para a próxima temporada. Geuvânio, expulso na derrota por 1 a 0 para o Sport, cumpre suspensão.