Ao menos seis turistas estrangeiros que estavam de férias no norte da Grécia morreram devido às fortes tempestades de granizo e tornados, que deixaram ainda 30 feridos na região de Calcídica nesta quarta-feira 11, informou a polícia.
“Seis turistas morreram e ao menos 30 pessoas ficaram feridas com este tornado”, disse Charalambos Steriadis, responsável de Defesa Civil no norte da Grécia.
O tornado durou cerca de 20 minutos, segundo testemunhos dados à rede estatal de televisão ERT. Um casal checo faleceu na localidade de Propontida quando o motorhome em que viajava foi arrastado pelos fortes ventos, de acordo com a polícia.
Em Kassandra, a 70 quilômetros de Tessalônica, segunda cidade da Grécia, um homem russo e o filho de dois anos perderam a vida na queda de uma árvore em um hotel e uma mulher morreu atingida pelo desmoronamento de um teto de um prédio, segundo as fontes oficiais.
De acordo com a televisão estatal ERT, um menino estaria morto e um pescador estaria desaparecido, mas a fontes oficiais não confirmaram estas informações.
“Foi algo inédito”, com “ventos muito fortes” e “violentas tormentas de granizo”, declarou o responsável da Defesa Civil.
Dezenas de feridos leves foram levados a hospitais, informaram as autoridades. Segundo a ERT, foi declarado estado de emergência na região de Calcídica, para onde foi o Ministro da Proteção do cidadão, Michalis Chryssohoidis, para acompanhar as operações dos bombeiros.
Grécia, onde temperaturas de até 37ºC foram registradas nos últimos dois dias, foi atingida nesta quarta-feira por fortes rajadas de ventos e chuva de granizo, principalmente no norte do país.