A Boston College, dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira a morte de Pete Frates, ex-jogador de beisebol da universidade. Ele foi a inspiração do “Desafio do Balde de Gelo” e sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença que degenera o sistema nervoso.
De acordo com comunicado divulgado pela família, Frates morreu em paz e rodeado de familiares em sua casa.
O Desafio do Balde de Gelo começou em 2014 e arrecadou mais de 200 milhões de dólares (R$ 828,5 milhões), sendo 115 milhões de dólares (R$ 476,4 milhões) para a Associação de ELA de Washington, nos Estados Unidos.
o propósito era simples: pegar um balde água com gelo, virar sobre a própria cabeça, publicar um vídeo nas redes sociais e desafiar outras pessoas a fazerem o mesmo ou doarem dinheiro para a caridade.
A campanha ganhou força e muitas celebridades participaram, incluindo Donald Trump, antes de se eleger presidente dos Estados Unidos, e o personagem de desenho animado Homer Simpson.
Na época, Frates elogiou a campanha: “O Desafio do Balde de Gelo representa tudo o que é bom neste país – é sobre diversão, família, amigos, e faz a diferença para todos nós vivendo com ELA”.
Frates jogou beisebol na Boston College e chegou a atuar profissionalmente na Alemanha após se formar, mas voltou aos EUA e conseguiu espaço apenas em times amadores.
Em 2011, durante uma partida, foi atingido no pulso por um adversário. Após perceber que a recuperação não estava acontecendo como o planejado e passar por testes durante meses, foi diagnosticado com ELA em 2012.