Portugal irá suspender estado de emergência na sexta (30)

As regras que podem ser decretadas, no entanto, são mais limitadas e precisam ser justificadas

Termina nesta sexta-feira (30) o estado de emergência decretado em Portugal no maior nível de alerta, em meio a uma queda brusca do número de infecções.
O presidente Marcelo Rebelo de Sousa divulgou os preparativos para afrouxar o rígido lockdown imposto há mais de três meses. Tanto é que Portugal fará a transição para o estado de “calamidade”, que permite que o governo imponha algumas medidas para reduzir o risco de contágio. As regras que podem ser decretadas, no entanto, são mais limitadas e precisam ser justificadas.
Declarado em meados de janeiro para combater o que era então a pior alta do planeta em número de infecções, oestado de emergência, que vigora por mais dois dias, permitiu que o governo impusesse medidas duras para suspender direitos e liberdades da população.
Sem o estado de emergência, é necessário manter ou adotar todas as medidas essenciais para evitar retrocessos”, disse o presidente, em pronunciamento transmitido pelo rádio e a televisão nessa nesta terça-feira(27). “Se for necessário, eu não hesitarei em declarar novo estado de emergência”, acrescentou.
Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!