sábado, abril 4, 2026
Início Internacional Síria: inundações desalojam mais de 40 mil em campos de refugiados

Síria: inundações desalojam mais de 40 mil em campos de refugiados

Mais de 40 mil refugiados no noroeste da Síria tiveram de sair dos campos onde estavam, devido a importantes inundações provocadas pelas chuvas torrenciais nos últimos três dias, anunciou nesta terça-feira (02) um porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cerca de 14 campos tiveram de ser evacuados na região de Idlib, declarou à AFP o porta-voz da agência da ONU para os Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês).

Esta região, que está sob o controle do grupo Hayat Tahrir al-Cham, ligado à Al-Qaida, abriga mais de três milhões de pessoas, dos quais mais de metade tiveram de sair de suas casas pela guerra na síria, que já dura há oito anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os capacetes brancos, socorristas que operam nas áreas sob controle rebelde, estão tentando desde segunda-feira retirar as pessoas dos campos e salvar os seus poucos pertences das águas enlameadas.

“No segundo dia consecutivo, os capacetes brancos (…) continuam enfrentando a situação catastrófica nos campos do norte da Síria”, declarou na noite de segunda-feira a equipe de socorristas na rede social Twitter.

Um vídeo divulgado pelos capacetes brancos na mesma rede mostrou uma tenda sob uma água marrom. Em outro vídeo, os socorristas agarravam-se a uma corda para não serem arrastados pela correnteza que chegava aos joelhos.

As intempéries afetaram várias milhares de civis, mas também os campos e as reservas agrícolas na região de Idlib e na vizinhança de Alepo, onde um hospital precisou ser colocado fora de serviço depois de ter sido inundado.

A região de Hassaké, no nordeste, também, foi afetada.

Com milhares de refugiados, o norte da Síria depende maioritariamente da ajuda humanitária e a sua população está desprovida de meios para enfrentar o frio e a umidade.

Comentários

Deixe seu comentário