Trump e Kamala seguem empatados dentro da margem de erro, aponta pesquisa do New York Times

Levantamento mostra ainda que eleitores não têm certeza se sabem o suficiente sobre a vice-presidente Kamala Harris e que veem Trump como possível mudança para os rumos do país.

Uma pesquisa divulgada neste domingo (8) mostra Donald Trump, do Partido Republicano, aparece numericamente à frente da candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, por 48% a 47%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa foi encomendada pelo jornal “The New York Times” em parceria com o instituto Siena.

O resultado permanece o mesmo que o da pesquisa anterior, realizada após a desistência do presidente americano Joe Biden à reeleição.

A situação apertada na disputa presidencial americana está alinhada com as pesquisas realizadas nos sete estados decisivos que deverão definir os rumos do país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Médias da pesquisa nos estados decisivos para a corrida presidencial americana:

Wisconsin: Harris 50%; Trump 47%;

Michigan: Harris 49%; Trump 47%;

Pensilvânia: Harris 49%; Trump 48%;

Nevada: Harris 48%; Trump 48%;

Geórgia: Harris 48%; Trump 48%;

Carolina do Norte: Harris 48%; Trump 48%;

Arizona: Harris 48%; Trump 48%.

Harris, entretanto, ainda enfrenta o desafio de ser mais conhecida pelo eleitorado: segundo a pesquisa, 28% dos eleitores disseram que sentiam necessidade de saber mais sobre a candidata, enquanto apenas 9% disseram o mesmo sobre Trump. Outros 5% disseram estar indecisos ou não inclinados a nenhum dos principais candidatos.

Kamala Harris e Donald Trump — Foto: EUTERS/Umit Bektas/Erica Dischino/File Photo

Americanos não veem mudança de Biden para Harris

Mais de 60% dos eleitores afirmaram que o próximo presidente deveria representar uma mudança significativa em relação ao atual presidente Biden, mas apenas 25% disseram que Harris representa essa mudança, enquanto 53% afirmaram que Trump representaria algo novo para o país.

A pesquisa mostra ainda que 47% veem Harris como muito liberal, em comparação com 32% que veem Trump como muito conservador.

Apesar dos esforços de Trump de se distanciar do Projeto 2025, o documento ainda ressoa negativamente entre o eleitorado americano.

Três quartos dos eleitores disseram ter ouvido falar do documento, e, desses, 63% se posicionaram contra. A pesquisa identificou ainda que 71% dos que ouviram falar do Projeto 2025 acreditam que o ex-presidente tentaria implementar algumas ou a maioria das políticas propostas.

O Projeto 2025 foi liderado pela Fundação Heritage e por grupos conservadores antes de Trump entrar oficialmente na corrida eleitoral. A instituição é um centro de estudos que ajudou a reformular a equipe e as políticas das administrações republicanas desde a Presidência de Ronald Reagan (1981–1989).

Entre as recomendações, estão a criminalização da pornografia, a rejeição à liberação do aborto no país, além da extinção de programas de proteção ao meio ambiente.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!