Comitiva do Acre visita comarcas de Rondônia para conhecer projetos na área de execução penal

Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Medidas Socioeducativas (GMF) de RO e AC trocam experiências em projetos desenvolvidos em Vilhena e Buritis

A comarca de Vilhena, no Cone Sul do Estado de Rondônia, foi o primeiro ponto de parada de uma comitiva do Acre, composta por representantes do sistema de Justiça, nesta quinta-feira, 11. O grupo, composto por magistrados que integram o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e por agentes do Poder Executivobb bb a2 veio até o Estado conhecer projetos desenvolvidos na área da execução penal e que são acompanhados e incentivados pelo GMF Rondônia. Além de Vilhena, onde conheceram o projeto desenvolvido no Centro de Ressocialização do Cone Sul. O grupo também deve passar pela comarca de Buritis.

O supervisor do GMF do Acre, desembargador Francisco Djalma, além do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim e o diretor da Secretaria de Infraestrutura de Rio Branco, Geraldo Cesar Ferreira, foram recepcionados pelo desembargador supervisor do GMF em Rondônia, José Jorge Ribeiro da Luz. A visita começou pelo Fórum da Comarca, onde conversaram sobre ações de ressocialização desenvolvidas no município com a juíza titular da 2ª Vara Criminal, Ligiane Zigioto Bender. Em seguida, a comitiva foi recebida pelo prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro.

A comarca de Vilhena foi escolhida para a visita em função de projeto de ressocialização desenvolvido no Centro de Ressocialização do Cone Sul, com presos do regime fechado e eles que desenvolvem atividades laborais que vão desde a limpeza até reforma de prédios públicos. O projeto é desenvolvido por meio de um convênio do município. Para participar desse projeto todos os presos passam pelo sistema de classificação e há uma frente de trabalho por exemplo, apenas com presas mulheres. As reeducandas atuam em limpezas pesadas também e manutenções nas praças públicas da cidade e cuidando que estejam todo tempo limpas e com a jardinagem impecável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O desembargador do TJRO destacou a relevância das ações que busquem a ressocialização, sobretudo por meio do emprego. “A sociedade precisa aceitar essa população e reintegrá-las no seu meio”, destacou. O desembargador do Acre elogiou as iniciativas de Rondônia.

Troca de experiência

A visita do grupo acreano busca a troca de experiências que possam aperfeiçoar o sistema penitenciário. Em maio deste ano, representantes do GMF de Rondônia estiveram em Rio Branco para conhecer as boas práticas já existentes.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!