Sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) desde 2015, o Aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, iniciará uma reforma em seu terminal a partir desta semana. Fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Laerte Gomes, a obra teve a ordem de serviços assinada na quinta-feira (6) no município.
Com recursos na ordem de R$ 465 mil, a empresa vencedora da licitação vai fazer a renovação de toda a parte elétrica e hidráulica, troca de piso, forro e cobertura (telhado), acabamento e troca de mobiliário. De acordo com o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, “há 12 anos o aeroporto de Ji-Paraná não passa por uma reforma, os sinais de deterioração já estão evidentes, como rachaduras, problemas de vazamento, goteiras e o próprio desgaste natural do tempo”.
Segundo Neiva, assegurou que a reforma não impedirá que o aeroporto receba os investimentos previstos junto à Secretaria de Aviação Civil para a construção de um terminal mais amplo e moderno. “É preciso tenhamos em mente que obras desse porte (da SAC) levam tempo, no caso do novo terminal estamos falando de no mínimo de dois a três anos, porque é um investimento alto, hoje estimado em mais de R$ 8 milhões”, frisou o diretor-geral do DER na cerimônia de assinatura da ordem de serviço.
Nestes dois anos, além da manutenção da pista que já vinha executando, já foram investidos recursos em equipamentos, como um novo raio-X, curso de atualização técnica para os funcionários e agora a reforma completa do terminal.
O DER tem ainda sob sua responsabilidade os aeroportos de Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Com 38 anos de existência, o “José Coleto” está localizado em uma área de 1500 hectares, possui uma pista de 1800m x 45m, um terminal de 850m², 12 hangares particulares e toda a infraestrutura básica de funcionamento exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Fonte: Decom