Preocupado com as consequências do rompimento de uma barragem na região de Machadinho do Oeste, o deputado estadual Ismael Crispin (PSB) fez nesta segunda-feira (1), inspeção nas regiões das estradas da RO- 257, que liga Ariquemes à Machadinho do Oeste e a rodovia estadual 455. Segundo ele, essas localidades foram atingidas pelo rompimento de uma das três barragens do vilarejo garimpeiro de Oriente Novo, pertencente, administrativamente, ao município de Machadinho do Oeste.
O primeiro obstáculo enfrentado pelo parlamentar foi na ponte do rio Anta, que está submersa. “Vimos um cenário horrível. Tráfego interrompido e as alternativas de rota para chegar no município de Ariquemes, são através das vicinais, também altamente comprometidas”, destacou.
Crispin falou que foram quatro horas percorrendo a região e viu rodovias estaduais sem o mínimo de infraestrutura. Ao chegar na fazenda Oriente Novo, o deputado foi informado por trabalhadores da Metalmig que essas barragens funcionaram de 1952 a 1986 e que nos últimos 33 anos ambas ficaram desativadas e nunca na história da exploração mineral em Rondônia, os órgãos federais e estaduais de controle tiveram preocupação com essas e dezenas de barragens espalhadas no Estado.
O deputado registrou os estragos na região com fotos e vídeos. A proposta do 1º Secretário da Assembleia Legislativa é estudar a situação e buscar junto aos órgãos competentes de fiscalização da extração de minério uma reposta para o que houve, e identificar os possíveis impactos ambientais desta atividade em todo Estado.
Fonte:Decom