Ji-Paraná registra mais de 250 casos de tuberculose em 2019

Prefeitura intensifica divulgação alertando sobre os sintomas e a importância do diagnóstico precoce

De janeiro a outubro deste ano, o Centro Especializado em Patologias Tropicais Padre Adolfo Rohl, vinculado à Prefeitura de Ji-Paraná, atendeu 262 pacientes com tuberculose, mas os números poderiam ser maiores porque muitas pessoas podem ter a doença e não saber. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) intensifica a divulgação sobre os sintomas da tuberculose. A ação está sendo feita também para lembrar o Dia Nacional de Combate à doença, 17 de novembro. O objetivo do alerta é para que as pessoas façam o diagnóstico e iniciem o tratamento, oferecido gratuitamente pelo município.

A diretora do Centro Especializado Adolfo Rohl, Luana Garcia Mendes, chama a atenção para os sinais e sintomas mais frequentes. “Pedimos que as pessoas fiquem atentas, caso estejam com tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente no período da tarde, suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado e rouquidão”, explicou. Quem perceber estes sintomas deve procurar imediatamente o Centro Especializado que fica localizado na Rua Presidente Vargas, ao lado da Agência do INSS, Centro da cidade. O horário de atendimento é das 7h30 às 17h30.

Para motivar as pessoas a procurarem atendimento precoce, a Prefeitura está realizando palestras nas empresas e prepara pit stop para distribuir panfletos com orientações sobre a doença. “Estamos atendendo as empresas com informações importantes para os funcionários. Além disso, teremos um pit stop na próxima quinta-feira (14) pela manhã, no semáforo da Rua Seis de Maio com a Br-364, e a noite no feirão do produtor. Na sexta-feira (15), faremos o trabalho de conscientização novamente no Feirão, que fica localizado na Avenida Marechal Rondon, Centro da cidade”, acrescentou a diretora Luana Mendes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A tuberculose é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis e afeta principalmente os pulmões. A transmissão ocorre pelo contato com gotas da saliva, por meio da fala, espirro ou tosse. Segundo o Ministério da Saúde, a doença continua sendo uma epidemia em grande parte do mundo. O Brasil está em 18º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Mesmo sendo uma doença possível de ser prevenida, tratada e curada, ainda mata cerca de 4,4 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!