Playgrounds com acessibilidade, mobiliários e equipamentos esportivos foram feitos por detentos do regime semiaberto, com madeira apreendida destinada para a SEMA. Tudo a custo zero para o município.
A Praça da Vitória foi a vigésima área pública de Ariquemes a receber mobiliários, equipamentos e playgrounds, e a quarta a ter brinquedos adaptados para crianças com deficiência, em um projeto desafiador desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), nos últimos cinco meses. No novo espaço para prática de esporte e lazer havia um prédio antigo, com estrutura física comprometida, que antes era utilizado como abrigo para dependentes químicos em condição de rua. Após uma ação conjunta da Prefeitura com o Ministério Público da Comarca de Ariquemes para retirada dos usuários do local e encaminhamento para tratamento, a antiga edificação foi demolida e o espaço adaptado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), para receber os móveis e brinquedos. “Nós fizemos um projeto ousado este ano de implantar vinte parques em vinte semanas. Estamos fechando a vigésima semana entregando mais um. E dentro deste contexto surgiu também a ideia da inclusão, que hoje é uma pauta que está permeando todos os trabalhos.” Explicou Vilmar Ferreira, secretário da SEMA.
PIONEIRISMO, RESSOCIALIZAÇÃO, INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE
Ariquemes foi o primeiro município do estado de Rondônia a instalar brinquedos adaptados para crianças com deficiência em áreas públicas. Todo o trabalho de fabricação das peças é coordenado pelos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) Júnior Silva e Rogério Rodrigues, profissionais da marcenaria que capacitam os detentos do Regime Semiaberto, participantes do projeto “Construindo a Liberdade’, para produzirem os componentes dos playgrounds. A matéria prima é madeira apreendida e destinada para a SEMA. Todo o processo é realizado sem custo adicional para o município. Além da Praça da Vitória, os kits com acessibilidade também foram instalados nos residenciais Zona Sul e Feliz Cidade e na Praça Quero-Quero, no bairro Jardim Europa. Local que reúne centenas de pessoas todas as tardes.
AZUL E AMARELO EM MAIS DE 20 ÁREAS PÚBLICAS
É fácil identificar os playgrounds produzidos neste projeto. Tanto os adaptados quanto os comuns são fabricados em madeira e pintados nas cores azul e amarelo, e podem ser encontrados na praças dos setores cinco, seis, nove, dez, Praça da Vitória, Parque das Nascentes, Praça das Pedrinhas, das Araras, Jardim América, Jardim Paraná, Marechal Rondon, BNH, Jardim Paulista, Mutirão, União III, além do Parque Botânico, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação das Mães de Autistas de Ariquemes (AMAAR), Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá e no Distrito Bom Futuro.