Visando discutir estratégias para melhorar a prestação de serviços e aumentar a divulgação das iniciativas gratuitas disponíveis para a população, a coordenadora dos Fóruns Digitais da Justiça de Rondônia, Luana Trindade, visitou nesta terça-feira, 6, a unidade de Candeias do Jamari, em uma ação de planejamento para ampliar e aperfeiçoar o atendimento oferecido pelo Judiciário e seus parceiros no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). A visita teve como foco uma reunião com estagiários(as) e servidores(as).
Conforme aponta Luana Trindade, o Fórum Digital de Candeias do Jamari se destaca como um modelo inovador de acesso à Justiça, com promoção da cidadania e facilidade no atendimento ao público. Este modelo de atendimento, reconhecido pelo Prêmio Innovare, recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para implantação em outros tribunais pelo Brasil, é um exemplo em eficiência e inclusão.
Atualmente, o TJRO conta com seis unidades do Fórum Digital espalhadas pelo estado (Mirante da Serra, Extrema de Rondônia, Candeias, Itapuã do Oeste, Cujubim e Alto Paraíso), com três novas em construção e previstas para serem inauguradas ainda no segundo semestre de 2024 (Campo Novo, Monte Negro e Chupinguaia). Para o próximo ano, está prevista a entrega de mais dez unidades, ampliando ainda mais o alcance e a qualidade dos serviços oferecidos ao público.
Durante a visita, Luana Trindade ressaltou a importância de continuar a divulgação e a capacitação, para a população poder usufruir plenamente dos serviços gratuitos disponíveis. A estratégia é garantir que cada vez mais a população tenha acesso facilitado às soluções judiciais, promovendo a Justiça e a cidadania em todas as regiões atendidas pelo TJRO. “Sem precisar gastar com deslocamentos e tendo a reunião dos órgãos parceiros aqui perto da casa das pessoas, o Poder Judiciário se aproxima ainda mais da comunidade”, destacou a servidora.
Segundo a Coordenadora, a orientação da Secretaria Geral do Tribunal de Justiça e da Corregedoria Geral da Justiça é de articulação e diálogo contínuos com a comunidade, lideranças e autoridades, incentivando ainda mais a utilização dos Fóruns Digitais existentes como uma forma de acesso aos serviços públicos para as pessoas que vivem nessas localidades.