Com o intuito de proporcionar um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre boas práticas e inovações na gestão do patrimônio público, visando a excelência na administração dos bens públicos do Poder Executivo estadual, o governo de Rondônia promove o Seminário sobre Gestão Pública Patrimonial – Um Novo Modelo de Gestão, que vai acontecer no Teatro Palácio das Artes, nesta segunda-feira (27), e segue até terça-feira (28).
A ação é realizada por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), e o público-alvo são: secretários, chefes de patrimônio, contadores, controladores internos, membros de comissão de inventário e desfazimento de bens móveis e imóveis, entre outros interessados. O seminário tem como ministrante, o especialista em contabilidade pública, Diogo Duarte, autor do Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas. As palestras que serão ministradas vão abordar temas essenciais, com o objetivo de aprimorar a gestão patrimonial do estado.
Responsabilidade patrimonial;
Padronização na classificação de despesas;
Desfazimento de bens e inventário de imóveis nas unidades gestoras, entre outros.
QUALIFICAÇÃO E MODERNIZAÇÃO
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de investir na qualificação dos servidores públicos e modernização tecnológica das secretarias. “O seminário visa promover uma gestão patrimonial eficiente, transparente e moderna, alinhada com as demandas da sociedade e a excelência na administração pública”, salientou.
O titular da Sepat, David Inácio explicou que, com cerca de dois milhões de bens móveis aproximadamente, e todos os imóveis públicos, a Sepat desempenha um papel fundamental na garantia da utilização correta desses recursos em benefício da sociedade. A descentralização dos bens móveis, a inovação tecnológica e a busca pela eficiência operacional são elementos-chave para fortalecer a governança, e ampliar a competitividade no mercado fornecedor, revelando um novo horizonte na administração pública de Rondônia.
PROGRAMAÇÃO
David Inácio ressaltou, ainda que, o seminário é um referencial na busca por uma gestão pública moderna, eficiente e alinhada com os princípios da administração pública. A programação abrangente e atualizada reflete o engajamento do governo com a inovação, transparência e eficácia na gestão do patrimônio público, com o objetivo de atender às demandas da sociedade e promover o desenvolvimento do estado de Rondônia.