O ano de 2024 foi marcado por importantes avanços no Porto de Porto Velho, apesar dos desafios ao setor portuário. Entre os destaques do período, estão o crescimento nas operações, investimentos em infraestrutura e iniciativas estratégicas para superar os efeitos da crise hídrica. O governo de Rondônia investiu R$ 1 milhão destinado à modernização da nova sede da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph). O recurso foi aplicado na aquisição de sistemas de ar-condicionado, equipamentos de tecnologia da informação, material permanente e dispositivos para aprimorar o controle de acesso.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os avanços obtidos no setor portuário ao longo do ano consolidam o trabalho estratégico do Porto no desenvolvimento econômico do estado, integrando a região aos mercados nacional e internacional, com eficiência operacional.
Os primeiros seis meses foram marcados pelo aumento das movimentações de cargas, com foco na exportação de soja e o início de operação com fertilizantes. Apenas na sojicultura, houve um salto de 16,21% em relação ao mesmo período de 2023, somando 1.197.211 milhão de toneladas. Essa quantidade equivale a 650 barcaças carregadas.
CRESCIMENTO OPERACIONAL
No âmbito operacional, a Soph firmou dois contratos de uso temporário para exploração de áreas, com duração de 48 meses, fortalecendo a movimentação de fertilizantes e derivados de petróleo, itens classificados como cargas de mercado não consolidado, que são aquelas que nos últimos cinco anos não foram movimentadas regularmente no Porto.
Além disso, em outubro, o Porto lançou um edital para arrendamento transitório de duas áreas estratégicas, totalizando 22.537 metros quadrados, visando diversificar as operações e atrair novos investidores, reforçando sua posição como polo logístico na Amazônia e atraindo investimentos para a região.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Para além do crescimento do Porto, o governo de Rondônia vem articulando medidas em conjunto com órgãos públicos e entidades privadas para a melhoria da navegação pelo Rio Madeira, como as recentes discussões para tratar sobre a segurança e o combate à pirataria, visando a construção de uma base flutuante equipada com uma guarnição da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), com capacidade para 30 homens armados, que atuarão na segurança ao longo do Rio Madeira.
O Porto de Porto Velho, ainda se destacou na criação do Grupo de Trabalho Navega Rondônia, com o intuito de estreitar as relações entre os órgãos responsáveis pela navegação interior no Rio Madeira e melhorar o atendimento ao setor portuário.
CRISE HÍDRICA
A Soph fez uma movimentação para visitar outros terminais portuários, com o fim de entender a fundo os impactos da seca. Com a menor cota registrada em décadas, a estiagem no Rio Madeira afetou diretamente 128 Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs), que atuam no Porto de Porto Velho. Para amenizar os impactos, o governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) distribuiu cestas básicas por três meses consecutivos. A iniciativa teve o intuito de garantir o sustento temporário, até a normalização do nível do Rio e a retomada das atividades portuárias.
EXCELÊNCIA OPERACIONAL
O reconhecimento das boas práticas da Soph culminou em mais uma premiação nacional. Em 2024, o Porto de Porto Velho conquistou o 1º lugar na categoria Conformidade Regulatória, na modalidade Porto Público, promovida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), coroando os esforços pela regularidade e eficiência nos anos de 2019 a 2023. Premiações anteriores já haviam destacados o avanço e a excelência operacional do Porto.
“Com esses avanços, o Porto de Porto Velho consolidou sua posição como um dos principais polos logísticos da Região Norte, contribuindo ao desenvolvimento econômico de Rondônia, e intensificando sua importância estratégica para o Norte do Brasil”, ressaltou o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente.