Um dos setores mais afetados com a pandemia do coronavírus é o setor de eventos e entretenimento. Há mais de um ano parado, o segmento enfrenta inúmeras dificuldades, como o endividamento, falência e demissões. Para tentar construir uma alternativa, que possibilite uma retomada segura e gradual das atividades, o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), participou de uma reunião entre empreendedores desse setor e o chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves.
O encontro foi intermediado pelo deputado Marcelo Cruz (Patriota) e os empreendedores mostraram a dura realidade que enfrentam e pediram que o Governo iniciasse um processo de flexibilização, de forma gradual, permitindo que as atividades fossem sendo retomadas, com os devidos cuidados sanitários.
“Essa é uma decisão que compete ao Executivo, que pode editar um decreto permitindo alguns eventos, com redução do número de pessoas, com outras medidas sanitárias. Esse é um setor muito afetado e que precisa também ser ouvido e buscado uma alternativa, dentro das possibilidades atuais de Rondônia, em relação à pandemia”, disse Redano.
Marcelo Cruz ressaltou que o setor gera muito emprego e renda em todo o Estado e que mais de um ano de paralisação gerou uma série de prejuízos ao segmento. “Precisamos ter um olhar para todos os setores e entendo que, tomando medidas sanitárias, já seria possível haver uma flexibilização que permita algumas atividades no setor”, acrescentou.
O Governo deverá editar um novo decreto, já com novas medidas, gerando essa solicitada flexibilização ainda nesta semana e a expectativa do setor de eventos é que as atividades possam ser retomadas.