Há tempos que vídeo game faz parte do dia a dia das crianças e adolescentes, e os jogos esportivos sempre foram os queridinhos dos brasileiros. Principalmente os de futebol!
Contudo, já faz um tempinho que os jogos virtuais de futebol deixaram de ser coisa de criança e hoje ganham ainda mais espaço entre os adultos que hoje usam os “brinquedinhos” como meio de vida, tornando-se jogadores profissionais e disputando campeonatos, ou simplesmente acompanhando e apostando.
Os pro players, como são chamados os jogadores profissionais de e-sports, assim como qualquer atleta também precisam treinar pesado para disputar as competições em alto nível. O que antes só se fazia voltado para o lazer, hoje virou um trabalho onde existem rotinas a serem seguidas, contratos com organizações de e-sports e a possibilidade de representar clubes tradicionais de futebol.
Para se tornar um profissional, os cyberatletas precisam inscrever-se nos sites oficiais das franquias de jogos, onde passarão por eliminatórias que lhes concederão a entrada nas disputas de campeonatos oficiais. Daí em diante, sua dedicação e destreza farão alçar voos maiores.
Outra situação interessante aconteceu com àqueles que não possuem as qualidades necessárias, ou apenas têm o desejo de se tornar um pro player. Os amantes do futebol virtual descobriram um mundo de possibilidades, onde não precisariam se tornar um jogador profissional para poder competir virtualmente.