Por volta das 12h (horário de Brasília) desta quinta-feira (29/6), a Virgin Galactic colocou no ar, com sucesso, seu primeiro voo comercial para o espaço. O grupo formado por quatro passageiros e dois pilotos deve ficar em subórbita (por volta dos 89 km de altitude) por 90 minutos.
Eles estão a bordo do VSS Unity, o avião-foguete do bilionário britânico Richard Branson. O objetivo é realizar 13 experimentos de pesquisa científica. Entre eles, medir a qualidade do ar e analisar o comportamento de certos líquidos e sólidos interagem em condições de microgravidade e temperaturas extremas. As informações servirão para futuras missões de longo prazo.
Veja o lançamento:
A missão, chamada de Galactic 01, foi realizada no Spaceport America, no Novo México. Outra missão da Virgin Galactic, chamada de Galactic 2, está marcada para agosto, mas não há detalhes. O que se sabe é que, depois disso, Richard Branson vai abrir voos mensais para quem quiser.
Ou melhor, para quem puder. Afinal, para embarcar em uma aventura assim, a pessoa precisa pagar US$ 450 mil, sendo que US$ 150 mil precisam ser adiantados.
A atual missão vai com três astronautas italianos, um preparador de astronautas e dois pilotos da nave. Ainda há mais dois que guiam o avião que leva o foguete até uma certa altura.
Confira quem são:
Coronel Walter Villadei – membro da Força Aérea Italiana, será o comandante da missão Virtute do seu país, que inclui pesquisas para o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR). É primeiro voo espacial de Villadei, mas seu treinamento como astronauta é extenso. Será responsável pelo rack de carga útil a bordo do Unity e usará um traje de dados biométricos, que rastreará uma série de respostas fisiológicas que ocorrem na microgravidade. “O voo espacial suborbital revolucionará o transporte aeronáutico no futuro, expandindo o acesso ao espaço para uma comunidade muito maior”, afirmou ele em entrevista.
Tenente-coronel Angelo Landolfi – também da Força Aérea Italiana, Landolfi é médico, especialista em saúde pública, medicina preventiva, medicina legal e medicina do mergulho e hiperbárica. Servirá como um dos especialistas em carga útil da Galactic 01. Ele vai realizar uma série de observações para medir seu desempenho cognitivo e também realizará um experimento que investiga como sólidos e líquidos específicos se misturam na microgravidade.
Pantaleone Carlucci – é coordenador de projetos estratégicos das plataformas estratosféricas e de lançamento aéreo do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e especialista em carga útil e engenheiro de voo. Carlucci usará um conjunto de sensores corporais, que medirão métricas de dados, como função cognitiva e frequência cardíaca.