Resultados da Educação de Rondônia em 2023 são apresentados em seminário

Durante os três dias do evento foram apresentados os resultados das avaliações

O Seminário de Resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) 2023 encerrou na quinta-feira (16), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho. O evento, promovido pelo Governo de Rondônia, reuniu  profissionais engajados no planejamento, aplicação e análise dos resultados, durante três dias.

Com realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), representantes da Coordenação da Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), gestores escolares municipais e estaduais, membros do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e outros órgãos estiveram presentes, com o intuito de discutir e direcionar futuras ações com base nos dados apresentados.

Durante o evento, a entrega do Prêmio Excelência com Equidade, do Programa de Alfabetização do Estado de Rondônia (Proalfa), reconhecendo o esforço das escolas que se destacaram no Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola (IQAe) foi evidenciada. Além disso, foram premiadas as melhores escolas por ano e etapa escolar avaliada, demonstrando o comprometimento com a qualidade da educação no estado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o seminário representa uma ferramenta essencial para avaliar o desempenho educacional do estado, e planejar ações que garantam a educação para todos os estudantes.

PROVAS

As provas do Saero foram realizadas em novembro de 2023, com o objetivo de avaliar o nível de aprendizado de matemática e língua portuguesa, dos estudantes matriculados no 2°, 5° e 9° ano do Ensino Fundamental, além dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, das redes públicas estadual e municipal, com pelo menos 80% dos alunos de cada ano avaliados por escola.

RESULTADOS

Foram apresentados os resultados das avaliações, abrangendo estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, e discutidas estratégias para lidar com os resultados obtidos, culminando na elaboração do Plano de Nivelamento das Aprendizagens, coordenado pela Diretoria-Geral de Educação (DGE) da Seduc.

O seminário também contou com painéis abordando diversos temas relacionados à avaliação educacional, premiações e discussões sobre os resultados alcançados, promovendo um ambiente de colaboração e aprendizado para todos os envolvidos no cenário educacional de Rondônia.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!