Começa vacinação contra sarampo em adultos

Mesmo que o município de Porto Velho não tenha registrado casos de sarampo neste ano, a gestão do Prefeito Hildon Chaves está tomando..

Mesmo que o município de Porto Velho não tenha registrado casos de sarampo neste ano, a gestão do Prefeito Hildon Chaves está tomando as medidas necessárias para manter a erradicação da doença.

Devido os registros de surtos em vários estados do País a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho está preparando a segunda etapa da vacinação contra o sarampo. A primeira fase priorizou crianças de seis meses a quatro anos. Agora chegou a vez dos adultos, o calendário vacinal preconiza pessoas de 1 a 49 anos, no entanto, o foco de vacinação é destinado à idade de 20 a 29 anos, considerada a faixa da população mais vulnerável a doença, superando o número de casos no país.

Segundo a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, a campanha para adultos começou nesta segunda-feira (18). “Todas as unidades de saúde, tanto na zona urbana como na zona rural, estarão atendendo de segunda a sexta-feira de 8h às 17h30”, adiantou ela.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nas localidades de difícil acesso como linhas, populações ribeirinhas, entre outras comunidades, onde não há unidade de saúde, a Semusa vai contar com equipes nos finais de semana para atender os moradores desses locais.

Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, informou que além da campanha, cujo dia D de intensificação da vacina é 30 de novembro, a pasta realiza ações para ampliar a cobertura vacinal com ações em escolas, associações, abrigos e eventos que a pasta realiza nos fins de semana em diversos pontos da capital, oferecendo vários serviços de saúde.