Após seis anos, Porto Velho irá receber as aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, em um espetáculo gratuito que acontecerá no próximo dia 7 de julho. O show acrobático está marcado para começar a partir das 16h30, no Espaço Alternativo.
No dia do evento, diversas atrações estarão disponíveis para o público a partir das 15h. Além do show das aeronaves, haverá exposição de veículos e equipamentos da Força Aérea Brasileira (FAB), bem como de outras instituições militares. Conforme a FAB, a expectativa é reunir até 40 mil pessoas na apresentação.
A ação acontecerá em Porto Velho em comemoração aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como pai da aviação. Santos Dumont é considerado um dos maiores inventores da história e precursor da aviação e da criação de aeronaves, sendo fonte de inspiração não só no Brasil, mas em várias regiões do planeta.
O evento, que é organizado pela Prefeitura da capital, em conjunto com a Base Aérea de Porto Velho (BAPV), também contará com a participação de secretarias municipais através da oferta de serviços e ações de educação, como das Secretarias Municipais de Saúde (Semusa), de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), de Esporte e Lazer (Semes), de Educação (Semed), de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) e da Fundação Cultural (Funcultural).
O momento mais esperado do dia será a apresentação da Esquadrilha da Fumaça às 16h30. Na ocasião, os visitantes terão a oportunidade de assistir a apresentação aérea narrada, abordando os nomes técnicos das manobras e demais curiosidades envolvendo pilotos e as aeronaves brasileiras.
Neste ano, a Esquadrilha da Fumaça foi reconhecida como ‘bem cultural imaterial’ pelo Comando da Aeronáutica, por meio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (Incaer). A apresentação da Esquadrilha da Fumaça segue um cronograma nacional estabelecido pela Força Aérea Brasileira (FAB) para atender várias capitais e municípios brasileiros durante o mês de junho.