Número de atendimentos por acidentes de trânsito no Hospital JP II cai 22% nos primeiros meses de 2020 em RO

Em janeiro, antes do decreto de calamidade pública devido a pandemia do coronavírus, número de entradas na unidade de saúde permaneceu semelhante aos de 2019. Dados foram passados pelo hospital.

Os números de pessoas acidentadas no trânsito que deram entrada no Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II em Porto Velho diminuíram cerca de 22% nos primeiros quatro meses de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

O levantamento aponta que houve uma queda mais acentuada no número de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito na capital a partir do mês de março deste ano, quando o Governo de Rondônia decretou estado de calamidade por conta do novo coronavírus.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
COVID 970x250

Em janeiro, o número de atendimentos foi 6% maior, no entanto em fevereiro os dados mostram uma queda de quase 18%, em comparação com o ano anterior.

Essa queda se manteve nos meses seguintes, com número de entradas 33% menor em março e 38% menor em abril. Os dados foram solicitados pela rádio CBN Amazônia Porto Velho ao Hospital João Paulo II.

Número de entradas no JP II por acidentes de trânsito

Meses 2019 2020
Janeiro 333 353
Fevereiro 341 281
Março 405 270
Abril 439 270
Total 1.518 1.174

Maio Amarelo

A campanha “Maio Amarelo” é realizada no mês de maio pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O símbolo do movimento é um laço amarelo.

Em contato com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), foi informado que este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a maior parte da campanha foi realizada por meio dos canais virtuais do departamento e paginas oficiais.

Quanto aos números de acidentes ocorridos no período de janeiro a abril deste ano, a assessoria afirmou que o anuário, que contabiliza esses dados oficialmente, são entregues no último trimestre de cada ano.