Comprometida com a saúde e segurança dos trabalhadores de Porto Velho, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), implantou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A unidade será inaugurada na próxima segunda-feira (5) e terá atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O Cerest tem atuação voltada para o desenvolvimento de ações de promoção, controle e prevenção da saúde dos trabalhadores, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde pública, como os agravos e doenças relacionadas ao trabalho.
O Cerest Porto Velho foi habilitado pelo Ministério da Saúde através da Portaria SVS Nº 44 em 27 de dezembro de 2022. Antes de iniciar suas atividades efetivamente, a Semusa trabalhou na seleção da equipe de atendimento e, posteriormente, na elaboração do Plano Anual de Trabalho (PAT).
Valdir Alves, coordenador do Cerest Municipal de Porto Velho, explica que o PAT é fundamental, pois atua como instrumento de trabalho e planejamento para a execução e desenvolvimento das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).
“A vinda de um Cerest para Porto Velho reforça o trabalho de vigilância em saúde, pois se trata de um serviço mais estruturado, que dispõe de recursos humanos e financeiros necessários para a realização de ações de inspeção sanitária, monitoramento de indicadores de saúde, atendimento multiprofissional, atividades de educação e conscientização sobre prevenção do doenças, além de outras ações programadas”.
Ainda segundo o coordenador do Cerest, as inspeções em ambientes de trabalho são importantes para intervenção no processo trabalho-doença, pois busca proporcionar ao trabalhador um ambiente seguro.
SERVIÇOS
– Realizar inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador no território de abrangência do Cerest Porto Velho;
– Monitorar os indicadores de saúde do trabalhador de Porto Velho;
– Ofertar atendimento multiprofissional ao trabalhador de Porto Velho que procurar o Cerest;
– Promover ações educativas e formativas para os profissionais das mais diversas atividades econômicas;
– Produção de informação em saúde do trabalhador, a partir do monitoramento dos casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho notificados no município;
– Produção de relatórios, notas e orientações técnicas, bem como elaboração de pareceres e análises que subsidiem as ações de promoção em saúde do trabalhador.
O QUE O CEREST NÃO FAZ?
– atendimento de emergência;
– exames admissionais e demissionais;
– exames periódicos;
– exame de mudança de riscos ocupacionais;
– Laudos de insalubridade e periculosidade.
COMO SER ATENDIDO PELO CEREST?
O acolhimento ao trabalhador será realizado através de encaminhamento de unidades de saúde, conselhos, sindicatos e outras instituições. O Cerest está localizado na Rua Dom Pedro II, 2687 3° andar, no bairro São Cristóvão.