Já faz mais de 20 anos que Wildes da Silva escolheu o distrito de Nova Califórnia para viver. Ele viu de perto as mudanças vividas pela região nos últimos anos e agora é testemunha da mais nova transformação que chega na infraestrutura urbana do distrito.
“Antes era muito difícil chegar até de carro aqui em casa. A gente convivia com aquele ciclo de lama e poeira, mas hoje conseguimos sentir uma melhora no nosso dia a dia e acreditamos que em breve teremos o asfalto chegando em nossa rua”, avalia o morador.
O novo momento vivido pela região é resultado de uma das políticas da atual gestão municipal que busca melhorar a infraestrutura urbana dos distritos de Porto Velho. O resultado foi a elaboração de um plano de ação para cascalhar e pavimentar ruas, além de promover a limpeza urbana e recolhimento de resíduos sólidos das regiões.
“O cenário que víamos antes eram ruas com muito entulhos nos distritos e precisando de recuperação. Por isso, o prefeito Hildon Chaves determinou à Semagric a limpeza de vias urbanas e de vicinais”, explica o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Carlos Magno.
MAQUINÁRIO
Para atender à determinação, a pasta conta com 16 máquinas pesadas, entre patrolas, retroescavadeiras, tratores, caçambas, entre outras. Grande parte desse maquinário foi deslocado para atender à Nova Califórnia. A expectativa é concluir os trabalhos ainda nos próximos dias. Até o momento, o distrito já recebeu cerca de 17 quilômetros de patrolamento e 9 quilômetros de cascalhamento, fase que antecede a chegada do asfalto.
“Já estamos com esses trabalhos há quase um mês e dedicamos boa parte dos primeiros dias para o recolhimento de entulho. Agora, nos concentramos na fase final para o patrolamento e cascalhamento das vias”, explica o administrador do distrito, Nemésio Soares.
Nova Califórnia está a mais de 350 quilômetros de Porto Velho e tem uma estimativa populacional de cerca de 9 mil moradores. Sendo um trabalho de muitas mãos, boa parte deles entende o papel de preservar os serviços até a chegada completa da pavimentação.
“O antigo cenário impedia até o nosso ir e vir, pois, às vezes, nós não conseguíamos nem sair pelas condições das ruas. Por isso, costumo dizer que quando o avanço chega a uma região toda a sociedade ganha. A meta agora é estimular o restante da população a manter isso até a chegada do asfalto” afirma o morador Cleoni Gomes.
Na prática, a força-tarefa busca atender também ao restante dos distritos da região da Ponta do Abunã até o fim deste ano, garantindo melhores condições de ir e vir da população urbana, dos alunos dependentes do transporte escolar, além dos produtores rurais destes distritos que precisam escoar suas produções, conforme explica a Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD).
“Fizemos uma parceria com a Semagric para a execução dos trabalhos, mobilizando a liderança dos administradores distritais. Depois daqui, a meta é chegar aos distritos de Extrema, Vista Alegre do Abunã e assim por diante, sempre levando qualidade de vida a quem vive e produz nos distritos de Porto Velho”, explica Fabiano Câmara, adjunto da SMD.