Prefeitura promove transformação na infraestrutura de Nova Califórnia

Distrito localizado a mais de 300 quilômetros da capital tem vias urbanas restauradas

Já faz mais de 20 anos que Wildes da Silva escolheu o distrito de Nova Califórnia para viver. Ele viu de perto as mudanças vividas pela região nos últimos anos e agora é testemunha da mais nova transformação que chega na infraestrutura urbana do distrito.

“Antes era muito difícil chegar até de carro aqui em casa. A gente convivia com aquele ciclo de lama e poeira, mas hoje conseguimos sentir uma melhora no nosso dia a dia e acreditamos que em breve teremos o asfalto chegando em nossa rua”, avalia o morador.

Wildes da Silva escolheu Nova Califórnia para viver há 20 anos, e viu de perto as mudanças acontecerem na região
Wildes da Silva escolheu Nova Califórnia para viver há 20 anos, e viu de perto as mudanças acontecerem na região

O novo momento vivido pela região é resultado de uma das políticas da atual gestão municipal que busca melhorar a infraestrutura urbana dos distritos de Porto Velho. O resultado foi a elaboração de um plano de ação para cascalhar e pavimentar ruas, além de promover a limpeza urbana e recolhimento de resíduos sólidos das regiões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O cenário que víamos antes eram ruas com muito entulhos nos distritos e precisando de recuperação. Por isso, o prefeito Hildon Chaves determinou à Semagric a limpeza de vias urbanas e de vicinais”, explica o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Carlos Magno.

MAQUINÁRIO

Para atender à determinação, a pasta conta com 16 máquinas pesadas, entre patrolas, retroescavadeiras, tratores, caçambas, entre outras. Grande parte desse maquinário foi deslocado para atender à Nova Califórnia. A expectativa é concluir os trabalhos ainda nos próximos dias. Até o momento, o distrito já recebeu cerca de 17 quilômetros de patrolamento e 9 quilômetros de cascalhamento, fase que antecede a chegada do asfalto.

Serviço conta com máquinas pesadas, entre patrolas, retroescavadeiras, tratores, caçambas, entre outras
Serviço conta com máquinas pesadas, entre patrolas, retroescavadeiras, tratores, caçambas, entre outras

“Já estamos com esses trabalhos há quase um mês e dedicamos boa parte dos primeiros dias para o recolhimento de entulho. Agora, nos concentramos na fase final para o patrolamento e cascalhamento das vias”, explica o administrador do distrito, Nemésio Soares.

Nova Califórnia está a mais de 350 quilômetros de Porto Velho e tem uma estimativa populacional de cerca de 9 mil moradores. Sendo um trabalho de muitas mãos, boa parte deles entende o papel de preservar os serviços até a chegada completa da pavimentação.

“O antigo cenário impedia até o nosso ir e vir, pois, às vezes, nós não conseguíamos nem sair pelas condições das ruas. Por isso, costumo dizer que quando o avanço chega a uma região toda a sociedade ganha. A meta agora é estimular o restante da população a manter isso até a chegada do asfalto” afirma o morador Cleoni Gomes.

Na prática, a força-tarefa busca atender também ao restante dos distritos da região da Ponta do Abunã até o fim deste ano, garantindo melhores condições de ir e vir da população urbana, dos alunos dependentes do transporte escolar, além dos produtores rurais destes distritos que precisam escoar suas produções, conforme explica a Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD).

“Fizemos uma parceria com a Semagric para a execução dos trabalhos, mobilizando a liderança dos administradores distritais. Depois daqui, a meta é chegar aos distritos de Extrema, Vista Alegre do Abunã e assim por diante, sempre levando qualidade de vida a quem vive e produz nos distritos de Porto Velho”, explica Fabiano Câmara, adjunto da SMD.