Prefeitura realizará abertura oficial do Maio Amarelo nesta quarta (8) no Complexo da EFMM

Campanha neste ano tem como tema: "Paz no trânsito começa por você"

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza a abertura oficial do Maio Amarelo no próximo dia 08, a partir das 16h, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

A campanha neste ano tem como tema: “Paz no trânsito começa por você”, com objetivo de fazer uma reflexão sobre a educação e redução de acidentes de trânsito no município.

Anderson Pereira, secretário da Semtran, falou sobre a campanha e ações que serão desenvolvidas: “Entraremos todos juntos na campanha Maio Amarelo, mês de conscientização no trânsito. O objetivo é crucial, conscientizar a população sobre adotar medidas educativas e seguras no trânsito, através dos conceitos de direção defensiva. Além disso, a proposta da vez visa focar na segurança dos mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dessa forma, a Semtran separou algumas temáticas a serem reforçadas durante a campanha:

Respeitar os limites de velocidade;
Sempre sinalizar antes de realizar qualquer manobra;
Estar atento a todos os tipos de sinalização;
Manter distância segura do veículo à frente;
Dar preferência de acordo com as normas vigentes;
Usar cinto de segurança;
Manter o veículo em bom estado;
Nunca usar o celular ao volante ou beber se for dirigir.

A campanha Maio Amarelo estará presente em mais de dez escolas
A campanha Maio Amarelo estará presente em mais de dez escolas

Joelmir Silva, agente de de trânsito, explica sobre o tema da campanha em 2024. “Na verdade, este tema quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público? Estamos preparando várias ações e atividades para uma maior conscientização e diminuição do número de mortes e feridos em acidentes de trânsito”.

A campanha Maio Amarelo estará presente em mais de dez escolas, onde os alunos receberão orientações do trânsito por meio dos agentes da Divisão de Treinamento e Educação para o trânsito com a realização de palestras educativas.

“É um mês inteiro dedicado a ações que vão de encontro àquilo que já é pregado pela legislação, que já é de conhecimento de todos que são habilitados, porém que requer um reforço e uma atenção redobrada”, reforça J. Silva.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, e está em sua 11ª edição.