TJRO e INSS iniciam tratativas para parceria no Fórum Digital

 Uma importante parceria entre o Tribunal de Justiça de Rondônia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a ser construída nesta segunda-feira (30), com o objetivo de levar ainda mais cidadania às regiões distantes das sedes de comarcas. A proposta é integrar o INSS ao projeto Fórum Digital, ampliando os atendimentos oferecidos nas nove unidades já existentes no Estado.

Para discutir os primeiros passos da parceria, estiveram reunidos o gerente executivo do INSS em Rondônia, Saulo Sampaio Macedo, e o advogado da União, Otniel Laion Rodrigues, com o juiz secretário-geral do TJRO, Rinaldo Forti, a coordenadora dos Fóruns Digitais, Luana Trindade, e o servidor David Simioni.

A atuação do INSS nas unidades do Fórum Digital representa um avanço significativo no acesso a serviços essenciais da Justiça e da seguridade social. “Um número considerável de processos que tramitam nas varas cíveis do interior são previdenciários. Então, abrir essa porta será excelente para suprir os anseios e necessidades da população”, destacou o juiz Rinaldo Forti.

O gerente executivo do INSS também ressaltou a importância da aproximação com o Judiciário. “Essa parceria com o TJRO é estratégica para o INSS, pois permite ampliar nossa presença em localidades onde o acesso aos nossos serviços é mais difícil”, afirmou Saulo Sampaio Macedo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fórum Digital

Premiado nacionalmente com o Prêmio Innovare, o projeto Fórum Digital do TJ de Rondônia foi criado para ampliar o acesso à Justiça, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade digital. As unidades funcionam em espaços físicos acolhedores e equipados com tecnologia, permitindo que os usuários possam utilizar, com autonomia e segurança, os serviços do Judiciário e de instituições parceiras.

Além de garantir mais legitimidade e credibilidade à prestação jurisdicional, a iniciativa contribui para a economicidade do sistema, desonerando tanto o(a) jurisdicionado(a) quanto o erário, ao facilitar o acesso aos serviços sem a necessidade de deslocamento até as sedes de comarca.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!