TRANSPORTE – Linhas expressas entram em fase experimental nos próximos 20 dias

Linhas do Guajará e Esperança da Comunidade serão os primeiros a ter percurso com paradas reduzidas

A prefeitura da capital já começou a sinalizar os pontos de ônibus por onde irão passar as duas linhas expressas, que garantem mais agilidade no transporte dos usuários. O serviço deve ser implantado nos próximos 20 dias, inicialmente nas linhas Guajará e Esperança da Comunidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os expressos farão balões embarcando passageiros em três diferentes períodos ao longo do dia, nos horários de pico. Durante a manhã, o público será de usuários sentido bairro/centro, enquanto no almoço e no fim de tarde, centro/bairro, realizando embarques e desembarques em pontos específicos.

O subsecretário municipal de transportes e trânsito, Marden Negrão, explica que a escolha das duas linhas para a implantação do expresso se deu pela quantidade de usuários que fazem uso de ambas, sendo consideradas as de maior fluxo, com média de 500 passageiros cada em horários de pico, segundo estudo conjunto entre a prefeitura e o Sistema Integrado Municipal – Consórcio SIM.

Os itinerários serão mantidos, a diferença será a quantidade de paradas reduzidas, que segundo testes, apresentou um ganho de cerca de 25 a 35 minutos no Esperança e de aproximadamente 15 minutos no Guajará. “No Guajará estamos trabalhando em alguns gargalos para otimizar ainda mais a rota”, comentou Negrão.

Conforme o estudo, a linha expresso Guajará vai ter o itinerário mantido e contará com quatro coletivos a mais nos horários pré-estabelecidos para fazer o transporte mais ágil, sendo nove pontos de embarque pela manhã e dez pontos de desembarque. Já o percurso de volta, nos horários de meio dia e tarde, terão início no centro desembarcando no bairro, com oito pontos de embarque e nove para desembarque.

O expresso Esperança da Comunidade terá o primeiro balão atendendo pontos específicos saindo do bairro para o centro, sem mudança significativa na rota, com o objetivo de agilizar o percurso. No retorno, o itinerário será diverso, por trajeto mais curto, visando a rapidez até o ponto de origem.

A lista completa de pontos de embarque e desembarque será divulgada pela Prefeitura e também pelo SIM, para que usuários identifiquem suas necessidades e façam a escolha da linha expressa ou convencional, conforme detalhou Elizabete Barofaldi, diretora executiva do SIM. “A tarifa será a mesma e o cidadão também poderá fazer a escolha já que os balões convencionais permanecerão”, garantiu.

A seleção dos pontos de embarque e desembarque foi definida levando em consideração os pontos de interesse da comunidade, como postos de saúde, área de lazer, escolas, comércios e órgãos públicos.

Fonte: Comdecom