Pitty diz que foi mal interpretada e pede desculpas após comentário polêmico sobre vinda de Beyoncé ao Brasil

A cantora usou o seu perfil no X (antigo Twitter) para se desculpar

A cantora Pitty usou o seu perfil no X (antigo Twitter) para se desculpar após se envolver em uma polêmica ao ironizar a vinda de Beyoncé para Salvador (BA) no dia 21 de dezembro durante o evento Club Renaissance, que marcou a estreia do filme da norte-americana no Brasil.

Pitty ironiza Beyoncé, elogia Manu Gavassi e é criticada nas redes

Resumo:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na quarta-feira, 27, Pitty se envolveu em uma polêmica ao ironizar a passagem de Beyoncé por Salvador (BA) durante a estreia do filme da cantora norte-americana;

Na ocasião, ela comparou a artista a Irmã Dulce, algo que não foi bem visto pelos fãs de Beyoncé, que enxergaram uma crítica aos trabalhos filantrópicos da artista;

Após diversos internautas desaprovar a sua atitude, incluindo a cantora Gabi Amarantos, Pitty se desculpou pelo ocorrido.

“Geralmente quando se tenta uma ideia mais profunda ou delicada por aqui, nunca dá certo. Não sei porque tento. Apago mesmo, por motivos de sem tempo irmão (…)”, iniciou Pitty.

“Às vezes a gente escreve coisas e acaba se confundindo, sendo interpretadas de formas totalmente aleatórias à proposta original. Somos cabeças pensantes em eterno movimento, e muitas coisas revisitaram a minha nos últimos dias. Esse acúmulo de ideias sendo colocadas para fora em momentos inoportunos geraram diversas interpretações por um mundo de pessoas que eu jamais gostaria de ofender, muito menos diminuir. Eu acho incrível Bey ter vindo para Salvador, que é minha casa também. Foi mal se soou de uma maneira e para um lado que não era o que eu gostaria de alcançar”, completou a cantora.

Gabi Amarantos comentou o ocorrido

Algumas horas antes de Pitty pedir desculpas aos fãs de Beyoncé, a cantora Gabi Amarantos comentou o ocorrido por meio de uma publicação no X.

“Amanda Pitty, te escrevo aqui pela nossa amizade, pela admiração que tenho por você e por ter tido a oportunidade de conviver um pouco contigo, me sentindo à vontade para dizer que discordo de ti, mana. Quando você, como mulher branca, questiona o trabalho memorável da BeyGOOD tu tens que pensar muitas vezes antes falar. Para quem precisa de ajuda não existe timing certo e para nós artistas e pessoas negras deste país ver uma artista do tamanho dela olhando para o Brasil, para o Nordeste e para tua cidade com olhar de cuidado e solidariedade nos faz acreditar que também podemos”, afirmou.

“Me dei o trabalho de te escrever aqui por ser tua amiga e por também ser fã da Beyoncé. Eu sei que tu és aliada e sei também que eu poderia ter te mandado uma mensagem privada, mas acho importante me manifestar nesse momento como uma artista que entende a dimensão e a importância da Beyoncé ter escolhido vir pessoalmente demonstrar todo seu amor pelos fãs brasileiros. Te sugeriria olhar com atenção o trabalho que a fundação dela faz há mais de 10 anos no Brasil junto com a CUFA e sem medo te avisar que não é necessário comparar o trabalho dela com o de ninguém, até porque se a gente for entrar na questão “privilégio” mulheres negras saem perdendo, então, espero poder te encontrar no futuro, te abraçar e conversar contigo com muita honestidade e afeto como já fizemos outras vezes. Um abraço e um feliz 2024”, finalizou Gabi Amarantos.

Relembre a polêmica

No dia 27 de dezembro, Pitty escreveu no X que estava “sorumbática” com as redes sociais por algumas razões. “Falou-se por alto da podridão de agências/mercado, jovens se foram e está por isso mesmo; Manu lançou um assunto(s) importantes para/ debater o feminino na arte; e a B resolveu fazer a Irmã Dulce em pleno natal (não me cancelem, eu amo, mas esse timing tá fod*)”.

O termo “Irmã Dulce” fez referência à santa de mesmo nome, conhecida pelo seu trabalho social com pessoas de baixa renda. Por isso, os usuários entenderam que Pitty criticou os trabalhos filantrópicos de Beyoncé, fundadora do projeto social BeyGOOD.

“20 anos com volta e meia realizando esse sentimento de que ninguém se importa com nada além de si mesmo. Tomara que eu esteja muito errada”, completou a artista, que viu seu nome entre os mais comentados da rede social.