Janela de transferências do futebol fecha nesta quinta-feira

Em busca dos últimos reforços, os principais clubes do país agem rápido no mercado da bola e buscam melhorar seus elencos

A janela de transferências do começo do ano no futebol brasileiro fecha nesta quinta-feira (7). Até o fim do dia, as contratações realizadas pelos clubes nacionais precisam estar registradas na CBF para que os atletas tenham condições de jogo. A janela de transferências está aberta desde 11 de janeiro.

Em busca dos últimos reforços, os principais clubes do país agem rápido no mercado da bola e buscam melhorar seus elencos.

A próxima janela de transferências abre no dia 10 de julho e durará até 2 de setembro.
*
DÁ PRA CONTRATAR COM A JANELA FECHADA?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda há duas formas de contratar jogadores, mesmo que o período de negociações se encerre.

A primeira delas trata-se de uma cláusula no regulamento de transferências que prevê a possibilidade de contratação mesmo com a janela fechada de jogadores que participaram dos Campeonatos Estaduais. O período para efetivar essas transações vai de 1º até 19 de abril.

Para o atleta estar elegível para ser contratado, basta que tenha entrado em campo por qualquer equipe em qualquer Estadual no primeiro trimestre da temporada.

Ainda existe a possibilidade de contratar jogadores livres, desde que estes tenham rescindido ou encerrado seus contratos com qualquer clube enquanto a janela de transferência ainda estava aberta.
*
O QUE SEU TIME PROCURA

Atlético-MG – O Atlético-MG entende que o elenco está pronto. Além da contratação de Scarpa, firmou a contratação de Bernard, que chega no meio do ano. Agora, a meta é dar espaço para jogadores formados na base. Novas chegadas servirão apenas para repor saídas de atletas, como o colombiano Brahim Palacios, que chega para ocupar a vaga de Pavón, que foi para o Grêmio.

Botafogo – O clube se concentra na busca por um novo treinador, após a demissão de Tiago Nunes -contratação que não tem a limitação da data da janela. No momento, as conversas mais encorpadas dão conta de chegadas de jogadores no meio do ano, como o volante Allan, ex-Vasco.

Corinthians – O Corinthians está atrás de mais um zagueiro, conforme solicitado por António Oliveira, e tem encaminhada a contratação de Cacá para suprir a lacuna no elenco.Cruzeiro – O Cruzeiro vive uma situação financeira complicada e não tem expectativa da chegada de reforços nos minutos finais da janela. A esperança é ter movimentações mais firmes na janela do meio do ano.

Flamengo – O Flamengo está bem satisfeito internamente com a janela que fez, contratando Viña, De la Cruz e Léo Ortiz. O clube entende que preencheu todas as posições de maior urgência, mas observa o mercado por um volante, já que pode perder Thiago Maia e terá o desfalque de Gerson por alguns meses. No momento, não há informação de algum jogador que esteja no alvo. O Flamengo também seguirá atento a oportunidades no período especial de janela de jogadores dos Estaduais.

Fluminense – O time tricolor se reforçou em todos os setores nesta janela de transferências, e com diferentes perfis. “O Fluminense soube aproveitar as oportunidades e estamos muito felizes com os que vieram. Temos jogadores consagrados e uns mais jovens também”, disse Fernando Diniz, em coletiva recente. A expectativa, no momento, fica por possíveis saídas, mas a diretoria ainda analisa os cenários.

Grêmio – No último dia da janela de transferências, a prioridade do Grêmio é a contratação de um zagueiro. O clube ainda avalia investir em um atacante e um lateral esquerdo.Inter – O Internacional espera oficializar a chegada do lateral esquerdo Bernabei, emprestado pelo Celtic (ESC), e ainda tenta a contratação de um goleiro. Enquanto isso, mantém contato com o Flamengo para finalizar acordo envolvendo o volante Thiago Maia. O principal movimento do Inter foi a antecipação da chegada de Rafael Borré.

Palmeiras – O Palmeiras já fechou cinco contratações em 2024 e não tem previsão de se reforçar no última dia de janela de transferências. O grande objetivo era encontrar um substituto para Raphael Veiga, e Rômulo – meia que se destacou no Novorizontino – foi contratado por R$ 6 milhões. Um novo investimento só deve acontecer na janela do meio do ano, já que Endrick completará sua transferência para o Real Madrid, e o Palmeiras sabe que precisa contratar um atacante.

Santos – O Santos prioriza a contratação de um ponta direita e um centroavante. Um meia também é visto como opção, mas não deve chegar um jogador para ser titular. Apenas para reposição. O Peixe tem conversas em andamento por Danielzinho, do Mirassol. A diretoria contratou Rodrigo Ferreira para a lateral direita após ver oportunidade de mercado. A posição não era considerada prioridade.

São Paulo – O São Paulo ainda está de olho em um lateral esquerdo e um zagueiro canhoto, mas não deve contratar neste momento. O último reforço foi o centroavante André Silva, do Vitória de Guimarães (POR), anunciado ao longo da semana.

Vasco – O Vasco tem encaminhado o acerto com o atacante Clayton Silva, que estava no Casa Pia, de Portugal. O jogador com passagens por Coritiba e Vila Nova, no Brasil, deve ser anunciado até o fim desta semana.

O Cruzmaltino também ainda avalia oportunidades de mercado por um ponta e um meia.