Medalhas na natação e vice em meia-maratona marcam semana olímpica dos brasileiros

Nicholas Santos conquistou duas medalhas de ouro na Copa dos Campeões de natação, enquanto Paulo Roberto leva o vice na meia-maratona de Viana de Castelo, em Portugal

Faltando menos de duzentos dias para a Olimpíada de Tóquio, os brasileiros participaram de alguns eventos espalhados pelo mundo na preparação para os Jogos de 2020. O destaque ficou por conta de Nicholas Santos que, aos 39 anos, conquistou duas medalhas de ouro na Copa dos Campeões de Natação, na China. Além disso, tivemos a estreia do Brasil no pré-olímpico de futebol e uma medalha em uma meia-maratona importante em Portugal.

Títulos na natação

O Brasil terminou as etapas da China da Copa dos Nações de natação, no fim de semana, com nove medalhas, três ouros, duas pratas e quatro bronzes. O destaque ficou com Nicholas Santos, que venceu os 50m borboleta tanto em Shenzhen como em Pequim. O outro título foi com João Gomes, nos 50m peito, em Pequim, e ele ainda foi prata na etapa de Shenzhen. Nos 100m livre, Marcelo Chierighini foi bronze na etapa de Shenzen.

As outras medalhas vieram em provas de revezamento com equipes que contaram com atletas de diversos países.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vice na meia-maratona

Paulo Roberto Paula maratona — Foto: Ana Patrícia/COB
Paulo Roberto Paula maratona — Foto: Ana Patrícia/COB

O brasileiro Paulo Roberto de Almeida Paula foi segundo colocado na Meia Maratona de Viana do Castelo, em Portugal. Ele completou o percurso com o tempo de 1m04s56. Aos 40 anos de idade, o atleta busca a classificação para sua terceira Olimpíada na maratona. Foi top 15 nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016.

Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno

M — Foto: Divulgação/FASA
M — Foto: Divulgação/FASA

Lausanne, na Suíça, está sediando os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, para atletas até 18 anos. O Brasil está com 12 competidores. No biatlo, Taynara da Silva disputou a prova de 6km e terminou na 94ª colocação entre 97 atletas. Já a equipe de curling perdeu todas as cinco partidas que fez, mas conseguiu pontuar ao menos uma vez em todos os duelos. O evento segue mais essa semana.

Estreia com vitória no pré-olímpico de futebol

 

Reinier jogou 20 minutos na estreia do Brasil no Pré-Olímpico — Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Reinier jogou 20 minutos na estreia do Brasil no Pré-Olímpico — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Com um primeiro tempo dominante e uma segunda etapa bem abaixo do esperado, o Brasil perdeu chances, levou sustos, mas conseguiu começar o Pré-Olímpico com vitória contra o Peru. Com gol de Paulinho, os comandados de André Jardine fizeram 1 a 0 sobre o Peru e largaram em vantagem no Grupo B da competição sub-23.

Derrotas na luta olímpica

Kamila Barbosa — Foto: Caio Baptista/CBW
Kamila Barbosa — Foto: Caio Baptista/CBW

A seleção brasileira de luta olímpica, chamado de Wrestling, não conseguiu ir ao pódio na etapa de Roma, na Itália, do Circuito Mundial. Confira os resultados do torneio:

Ronisson Brandão até 87kg – 10º lugar
Lais Nunes até 62kg – 11º lugar
Aline Silva até 77kg – 12º lugar
Angelo Moreira até 77kg – 13º lugar
Kamila Barbosa até 50kg – 16º lugar
Giullia Penalber até 57kg – 20º lugar