Bebê afegã morre após ser retirada do Afeganistão

Criança sentiu-se mal durante um voo militar com destino aos Estados Unidos

Uma bebê afegã, de nove meses, morreu na última quarta-feira, depois de se ter sentido mal num voo militar norte-americano, noticia a ABC News, citando o porta-voz da polícia de Filadélfia.

 

A menina foi retirada do Afeganistão, juntamente com a família,   após a tomada do poder no país pelos talibãs.

O primeiro destino foi solo alemão. A família chegou na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, e de lá seguiu para os Estados Unidos num avião militar. Foi durante esse voo que a bebê se sentiu mal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No momento do pouso, a menina já se encontrava inanimada. A equipe médica que a aguardava transportou-a para o hospital infantil de Filadélfia, onde acabaria por ser declarado o óbito cerca de uma hora depois.

sta é a primeira morte conhecida entre as 124 mil pessoas retiradas de Cabul nos últimos dias. Tendo em conta a idade da menina, o óbito está sendo investigado pela unidade vítimas especiais da Filadélfia.

Os talibãs conquistaram Cabul em 15 de agosto, concluindo uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no território o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A tomada da capital pôs fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e aliados na NATO.