Corpos do submarino Titan podem ficar no fundo do mar para sempre

Almirante da Guarda Costeira dos EUA afirmou que ainda não se sabe se haverá uma operação para resgatar os corpos

Na quinta-feira (22) foram encontrados destroços do submarino Titan, que implodiu durante uma expedição até os restos do Titanic.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos, que liderou as buscas, afirmou que os robôs que foram empregados na operação vão continuar no leito do mar para juntar mais evidências e tentar determinar o que aconteceu, mas, dada a natureza do acidente e das condições no fundo do oceano, ainda não se sabe se os corpos vão ser resgatados.

O almirante John Mauger afirmou isso durante a entrevista coletiva. Um dos jornalistas fez uma pergunta sobre os corpos, e Mauger afirmou que não tinha uma resposta –ele então falou do ambiente “inclemente” no leito do mar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os destroços do submarino estão a cerca de 500 metros do Titanic e em um local ainda mais profundo, a cerca de 4.000 metros da superfície.

Nessa profundidade, a pressão da coluna d’água é muito forte e arriscada para mergulhadores.

Além disso, há pouca visibilidade, porque a luz do sol não chega até o fundo e os sedimentos atrapalham as luzes artificiais. Portanto, localizar os corpos nessas condições é extremamente complexo.

Há ainda correntes, o que significa que os corpos podem não estar parados, mas, sim, sendo levados de um local a outro.

Implosão do submarino

A empresa OceanGate confirmou a morte dos cinco tripulantes do submarino que estavam em uma expedição turística para ver os destroços do Titanic.

O submersível sumiu no domingo (18) e os destroços foram encontrados na quinta-feira (22). De acordo com a Guarda Costeira dos EUA, o veículo implodiu.

Desaparecimento do submarino

Confira, a seguir, um resumo com as principais perguntas e respostas sobre as buscas do submarino que desapareceu no Atlântico Norte.

🚢 Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.

🧭 Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.

💵 Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.

🗓️ Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.

🎮 Como era submarino? Chamado Titan, ele:

tinha 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;

pesava mais de 10 toneladas e era feito de fibra de carbono e titânio;

era guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;

moveiase a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;

podia levar até cinco pessoas;

e não era autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.
Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!